Governo do Estado oferece mais de 1,7 mil vagas em cursos na Região Metropolitana de SP

São 25 opções para jovens de 14 a 24 anos de idade que buscam qualificação para o primeiro emprego; 14 municípios paulistas são contemplados

qui, 09/03/2023 - 15h31 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para mais de 1,7 mil vagas em 25 opções de cursos gratuitos para a qualificação profissional de jovens nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação na Região Metropolitana de São Paulo.

Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses daqueles que buscam qualificação para o primeiro emprego. As vagas são para os municípios de Barueri (50), Cotia (185), Diadema (75), Franco da Rocha (50), Itapevi (20), Mairiporã (40), Mauá (160), Mogi das Cruzes (225), Osasco (200), Pirapora do Bom Jesus (30), Santana de Parnaíba (140), Santo André (100), São Bernardo do Campo (155), São Caetano do Sul (175) e Suzano (100).

Jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e de Etecs. Os cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizados ao longo de quatro meses no formato presencial, com aulas na unidade de ensino escolhida.

As inscrições vão até o dia 13 de março e o estudante não precisa realizar processo seletivo. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site Novotec, fazer um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis.

A comunicação com os inscritos será feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início no dia 3 de abril. Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual ainda terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso.

Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários-mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares. O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

Confira as 25 opções de cursos:

Administração de Redes Linux
Administração de Redes Windows
Ajudante de Logística
Aprenda a Programar em C#
Auxiliar de Vendas
Computação em Nuvem
Criação de Aplicativos
Criação de Sites com Marketing Digital
Criação de Sites e Plataformas Digitais
Desenho no AutoCAD
Desenvolvimento de E-commerce
Desenvolvimento de Software para web e celular
Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário
Edição de Vídeo para Youtube
Excel Aplicado à Área Administrativa
Gestão de Pequenos Negócios
Introdução a Banco de Dados
Introdução à Robótica Utilizando Arduino
Introdução ao Desenvolvimento em Java
Jogos Digitais
Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
Rotinas de Recursos Humanos
Segurança Cibernética Fundamental
Técnicas de Atendimento
Tecnologia e Eletricidade Automotiva

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego e renda. É responsável por oferecer cursos de qualificação profissional de curto e médio prazo para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.

Além disso, tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.