Governo do Estado firma acordo de gerenciamento de resíduos sólidos na Grande SP

Plano de trabalho estabelece a cooperação entre os diversos integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste

qua, 19/02/2020 - 9h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Nesta segunda-feira (17/2), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) assinaram um protocolo de intenções para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos nos dez municípios que compõem a entidade.

O plano de trabalho prevê o estabelecimento de condições de cooperação técnica entre os municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos com foco em resíduos sólidos.

O documento foi assinado em reunião no gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), pelo subsecretário de Infraestrutura da pasta, Glaucio Atorre Penna, representando o secretário Marcos Penido, e pelo presidente do Cioeste e prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cesar.

Também rubricaram o documento os prefeitos Josué Ramos, de Vargem Grande, e Gregório Maglio, de Pirapora, além de Francisco Maciel, secretário-executivo do consórcio.

Ações conjuntas

Com apoio do Estado, os municípios desenvolverão ações conjuntas, como a elaboração de material técnico, diagnósticos e programas de capacitação para disseminar conhecimento e promover a educação ambiental, além da implantação de ferramentas de planejamento e gestão em soluções regionalizadas, com arranjos produtivos diferenciados.

No início da reunião, o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde, ressaltou a importância estratégica do acordo de cooperação, que facilita um plano regional e a otimização de recursos.

“Em 2019, fizemos um trabalho de estruturar ferramentas para o correto tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos e a organização regional e o consorciamento possibilitam colocar essas ações em prática”, salienta.

O subsecretário Glaucio Atorre Penna pontuou que os consórcios facilitam a personalização da atuação da pasta em cada região do Estado. “Estamos quebrando paradigmas na questão dos aterros e da gestão dos resíduos e é uma grata surpresa a participação maciça dos municípios com essa regionalização”, avalia.

Pesquisa e desenvolvimento

O gestor também comentou que a SIMA tem assinado termos de cooperação com as universidades, visando à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico na construção de soluções.

No fim do encontro, o prefeito Elvis Cesar elencou iniciativas que em prática no município de Santana de Parnaíba. “Fazemos calçadas e asfalto de resíduos da construção civil reciclados. Nossa cooperativa de coleta seletiva é modelo em todo o Estado, gerando hoje 85 empregos diretos. Com o consórcio, iremos triar resíduos e expandir ainda mais essas ações. Queremos ser um polo de inovação e tecnologia”, declarou o presidente do Cioeste.