Governo de SP realiza 1ª teleconferência com prefeitos da Região Metropolitana

Em novo formato, reunião virtual possibilita maior integração nas ações de combate ao novo coronavírus

qui, 19/03/2020 - 19h08 | Do Portal do Governo

Reunião na Sala de Situação do Coronavírus

O Vice-governador Rodrigo Garcia coordenou a teleconferência realizada nesta quinta-feira (19), da Sala de Situação, no Palácio dos Bandeirantes. Os prefeitos de cidades da Região Metropolitana de São Paulo puderam expor as suas ações e ouvir do Estado orientações e compartilhamento do que está sendo feito para o enfrentamento ao novo coronavírus. A modalidade online foi adotada a fim de evitar deslocamentos e aglomerações, seguindo recomendações das autoridades de Saúde.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
Saiba quais as medidas do Governo de SP para o combate ao coronavírus

Ao lado do Vice, os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; da Saúde, José Henrique Germann; dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; e do Desenvolvimento Social, Célia Parnes, responderam aos questionamentos e solicitações de encaminhamento de suas respectivas pastas.

Uma preocupação é a disponibilidade de leitos hospitalares de UTI. Muitos apontaram a ocupação atual destes leitos e outros ofereceram hospitais e UPAs que poderiam ampliar o número de leitos do SUS, faltando apenas recursos e aparelhos específicos, como respiradores. O Vice-governador solicitou a todos que procurassem a Diretoria Regional de Saúde (DRS) e listassem as ofertas para que conjuntamente o Governo possa pedir a certificação e apoio do governo federal para a habilitação dos mesmos. “O Governador Doria já anunciou 1.500 novos leitos de UTI, 1.040 deles já foram identificados e estamos fazendo a triagem para fazer a certificação necessária. A integração com os prefeitos só potencializa o nosso trabalho para logo termos os leitos prontos”, explicou o Vice.

Outro ponto de destaque da conversa virtual foi a suspensão do transporte coletivo público nos municípios, decisão anunciada pelo Consórcio dos Municípios do ABC nesta semana. O secretário Alexandre Baldy afirmou que no caso de Metrô e CPTM, serão mantidas as operações regulares. “A higienização dos trens e a demanda que tende a cair fazem com que, até a data de hoje, adotemos este posicionamento”, afirmou. O Vice-governador ponderou que a decisão cabe a cada município, assim como a revisão delas. “Vivemos uma pandemia em que os fatos nos levam a mudar a conduta numa questão de horas”, disse Garcia.

“Na próxima quarta-feira, 25, às 15 horas, está marcada a próxima teleconferência com os prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.