Governo de SP promove mutirão para emissão de RG em Mogi das Cruzes

Ação será neste sábado (7), no bairro Jardim Ivete, das 10h às 14h; foco é atender pessoas com até 17 anos

sex, 06/12/2019 - 20h31 | Do Portal do Governo

O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (DIPOL/IIRGD), por intermédio do Setor de Identificação Imóvel, realiza neste sábado (7) em Mogi das Cruzes, um mutirão para emissão de documentos de identidade (RG) para cidadãos com até 17 anos de idade. O atendimento será realizado na Escola Municipal Ivete Chuery Vieira Torquato Vicco, no bairro Jardim Ivete, entre 10h e 14h.

Para atender à população, integrarão a ação dez policiais civis (entre auxiliares de papiloscopistas e papiloscopistas) do IIRGD. O mutirão é realizado com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O objetivo é atender aos cidadãos de até 17 anos que necessitem da primeira via do documento. Pessoas com até 15 anos precisam comparecer ao local acompanhados por pais ou responsáveis legais (portando guarda ou tutela). Quem tem 16 ou 17 anos não precisa de acompanhamento. Em todos os casos, os interessados devem apresentar certidão de nascimento original, cópia simples desta certidão e foto 3×4, recente, colorida e com fundo branco.

Ainda neste ano, a equipe do Governo de São Paulo vai realizar outras edições do mutirão em Santa Rita do Passa Quatro, em 12, 13 e 14 deste mês.

Novo documento

Além de apresentar dimensões reduzidas, foram inclusos novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG traz a possibilidade de inclusão de até oito documentos: título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional (carteira da Fenaj para jornalistas), carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Também podem constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). A inclusão de informações adicionais no documento é facultativa, ou seja, cada cidadão pode optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Para inclusão dos dados, é preciso comprovar as informações, apresentando os documentos originais que se deseja incluir no RG no ato da solicitação do novo documento. É importante ressaltar que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente. A nova versão do RG atende a uma determinação do Governo Federal, por meio do Decreto 9.278 de 2018, para a implantação do Documento Nacional de Identidade (DNI).