Governo de SP promove curso inédito para assistência à população negra

Em Prudente, capacitação para profissionais de saúde é focada na linha de cuidado à saúde das pessoas com anemia falciforme

qua, 27/11/2019 - 18h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), um curso inédito voltado para capacitação de profissionais de saúde da região de Presidente Prudente, com foco na assistência à população negra.

O projeto foi feito pelo Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Secretaria, e abordará, entre outros pontos, a linha de cuidado aos pacientes com anemia falciforme, doença mais recorrente nesse grupo.

A região de Prudente foi selecionada porque, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 37% da população regional é de origem negra, percentual acima do verificado no Estado (34,63%).

Além disso, o curso como um dos pilares um mapeamento da anemia falciforme na região de Prudente, realizado pela Unoeste. A partir deste estudo, foi possível aferir onde os portadores deste tipo de anemia se encontram e identificá-los no SUS, desde a atenção primária até a alta complexidade.

O curso será ministrado no auditório do Hospital Regional de Câncer de Presidente Prudente, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2-38, bairro Vila Euclides.

A capacitação inclui um fórum de discussão e a execução do programa de capacitação permanente de gestores, trabalhadores e sociedade civil. É destinado a profissionais de saúde da rede pública e privada, gestores de saúde, representantes de movimentos sociais e sociedade civil. As inscrições podem ser realizadas neste link.

“É necessário, para os gestores de saúde, desfazer o mito de que, para promover a equidade, devem-se oferecer os mesmos serviços a todos. Na verdade, nem todas as pessoas têm as mesmas necessidades. A capacitação dialoga neste sentido e busca encontrar alternativas para promover a equidade racial no setor da saúde”, afirma coordenadora da Coordenadoria de Planejamento de Saúde, Silvany Portas.

A iniciativa faz parte das ações afirmativas para afrodescendentes e deverá ser expandida gradativamente para outras regiões.

“Queremos capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para que possam oferecer atendimento com mais qualidade e equidade a todos, considerando as particularidades e necessidades de cada paciente”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.