Governo de SP promove Curso de Especialização de Gestores de Proteção e Defesa Civil

Serão duas semanas de intensos estudos e trabalhos, com instruções teóricas e práticas visando a melhoria efetiva do atendimento ao cidadão

qua, 15/09/2021 - 10h20 | Do Portal do Governo

Atendendo à Política e ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de SP, sob o comando do Cel PM Alexandre Monclús Romanek, realiza entre os dias 13 a 24 de setembro o Curso de Especialização de Gestores de Proteção e Defesa Civil.

O curso acontece no Palácio dos Bandeirantes e oferece carga de 74 horas-aula, na modalidade semipresencial, em que os alunos desenvolvem atividades com objetivo de habilitá-los para o gerenciamento e administração dos recursos de proteção e defesa civil, no âmbito de suas atribuições, nas situações de normalidade e também diante de desastres e catástrofes.

Durante o curso, serão capacitados integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de instituições coirmãs, aqui representadas pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Todos os alunos terão duas semanas de intensos estudos e trabalhos, com instruções teóricas e práticas, que compreenderam atividades de vistoria de campo e simulação de situações reais em ocorrência, com o intuito de otimizar o processo de aprendizagem. O objetivo é a melhoria efetiva do atendimento ao cidadão, principalmente as populações mais vulneráveis.

A importância da Defesa Civil reside em organizar a sociedade para a autodefesa e fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir a todas as necessidades dos cidadãos. Uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de sobreviver.