Governo de SP promove ações de regularização fundiária em 5 municípios

Contratos de trabalho e entregas de títulos de propriedade beneficiam famílias em Tremembé, Araçatuba, Avanhandava, Luiziânia e Glicério

qui, 05/12/2019 - 20h26 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação Itesp, realizou na quarta-feira (4) a entrega de 103 títulos de propriedade para moradores do bairro Padre Eterno, no município de Tremembé. As ações fazem parte do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural. Em novembro, houve ações de regularização também em Araçatuba, Avanhandava, Luiziânia e Glicério.

A entrega de quarta-feira foi a segunda realizada em Tremembé em 2019. Em maio deste ano, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, a Fundação Itesp entregou outros 97 títulos de legitimação fundiária e 5 de legitimação de posse no mesmo bairro do município. Com as duas entregas, são 205 imóveis regularizados em Tremembé pelo Governo de São Paulo, por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural.

“Agradeço o trabalho da Fundação Itesp, que não mediu esforços para fazer a regularização do bairro Padre Eterno. São pessoas que moram no local há mais de 20 anos e ainda estavam sem os títulos das suas residências. Espero que em 2020 o trabalho continue em Tremembé”, disse o prefeito Marcelo Vaqueli.

O Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural entregou mais de 3 mil títulos de propriedade em 2019. Desde a sua criação o programa atingiu a marca de 43 mil títulos. A regularização fundiária proporciona desenvolvimento, cidadania e arrecadação para os municípios.

“São mais 200 imóveis regularizados. Trabalho que está sendo bem feito pelo Governo de São Paulo, por meio da Fundação Itesp. A regularização proporciona cidadania e desenvolvimento e as pessoas que receberam os títulos terão segurança jurídica e podem agora transmitir os imóveis para seus filhos e até mesmo fazer benfeitorias”, afirmou o diretor adjunto de Recursos Fundiários, Gabriel Veiga.

Mais ações

Em Araçatuba foi assinado contrato entre a Fundação Itesp e a prefeitura para prestação de serviços técnicos especializados que visam à regularização fundiária de áreas da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. O contrato terá investimento por parte do município de R$ 128 mil.

Na Câmara Municipal de Avanhandava foram entregues 51 títulos de regularização fundiária aos moradores da Vila Bandeirantes 2. A Fundação Itesp também trabalha na regularização fundiária de imóveis nos bairros Alto da Vila Industrial e Esplanada da Estação Ferroviária.

Em Luiziânia, a Fundação Itesp entregou o diagnóstico fundiário e assinou convênio de regularização fundiária de 400 imóveis com o município. O evento ocorreu no Salão da Terceira Idade, com a presença do prefeito Ricardo Mathias Bertaglia.

Em Glicério foram entregues 15 títulos de regularização fundiária aos moradores do bairro Mocotó, além da assinatura de termo de aditamento de convênio do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural.