Governo de SP prepara programação especial para o Dia do Orgulho Nerd

Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo organizou programação para todas as idades

qui, 25/05/2023 - 12h50 | Do Portal do Governo

O Dia do Orgulho Nerd é uma data comemorativa que tem como objetivo celebrar a cultura geek e a valorização do conhecimento e da tecnologia. A data é comemorada em diversos países no dia 25 de maio e foi criada em homenagem ao lançamento do primeiro filme da franquia Star Wars, em 1977.

A celebração do Dia do Orgulho Nerd se tornou cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente entre os jovens que se identificam com a cultura geek. Essa cultura é marcada pelo interesse em jogos eletrônicos, quadrinhos, ficção científica, tecnologia, filmes e séries de TV, entre outros temas relacionados ao universo da fantasia e da ficção.

Confira alguns destaques da programação:

Oficina Maker – Luz de Star Wars

Que tal descobrir como funciona a energia elétrica por meio da criação de um incrível brinquedo? Em 27/5, na Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, das 14h às 16h, os participantes dessa oficina aprenderão sobre o funcionamento de circuitos elétricos e como funcionam circuitos simples e em série, com João Guilherme Camargo dos Santos é Bibliotecário e Cientista da Informação formado pela USP e Lívia Fornitano Roveri é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual de Londrina, da Escola de Inventor. Após isso, será proposto um projeto maker que envolve a construção de um sabre de luz do filme “Star Wars”. Preparados para uma aventura em uma galáxia muito, muito distante!? Indicado para pessoas a partir de 7 anos.

27/5, das 14h às 16h , carga horária: 2h – 1 encontro, atividade presencial, não é necessário inscrição, vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada, Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 , mais informações no site BSP

Jogo – Dia da toalha

A Fábrica de Cultura Sapopemba, em 27/5, a partir das 14h, realizará o jogo “Dia da toalha” (quem é nerd entende) em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25/5. Será feito um quiz sobre este universo. Venha adivinhar qual é o livro, filme, série, game e trilha sonora de que estamos falando! Quem fizer mais pontos receberá um livro do nosso acervo de doação.

27/05, a partir de 14h, presencial, gratuito, mais informações Fábrica de Cultura

Concurso de Cosplay

Na Fábrica de Cultura Sapopemba, em 27/5, a partir de 15h, terá o concurso de cosplay, onde os participantes serão convidados a se fantasiar do seu personagem geek favorito, sendo do mundo dos jogos, séries, filmes, super-heróis, entre outros. O vencedor de melhor cosplay será premiado com um troféu da “Estrela do Mario”.

27/5,  a partir de 15h , presencial, gratuito, mais informações Fábrica de Cultura

Festival Geek Itaim

O ”Festival Geek Itaim” será realizado na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd. Em 27/05 o público aproveitará diversas atrações em uma maratona cultural e tecnológica em uma tarde para toda a família. A Fábrica de Cultura Itaim Paulista será tomada por amantes do universo geek, em um grande evento de cultura pop, com atividades variadas, como: exposição de consoles, oficina shuriken, corrida Naruto, estande de quadrinhos, concurso de cosplay, entre outras surpresas.

 27/5,  a partir de 13h, presencial, gratuito, mais informações Fábrica de Cultura

Estudos de figurino em filmes da cultura geek e pop

Em 30/5, às 18h30, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís fará a ação “Estudos de figurino em filmes da cultura geek e pop”. O encontro exibirá alguns filmes deste universo que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais numa roda de conversa sobre a moda, enquanto movimento estético para contar uma história.

Livros para todos os gostos geek

A BibliON, biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, uma plataforma multicultural que conecta você com o mundo da leitura e do conhecimento também está em celebração ao Dia do Orgulho Nerd.  Tem livros para todos os gostos geek.

Para os fãs do maioral Star Wars, link; Para os fãs da Krypton da DC “Super Man” link. E  da Marvel “Guerras Secretas” link.

Para os que curtem eventos geeks “RAINHAS GEEK” link. Para os amantes de cinema “TIM BURTON” link e de séries “Anne de Green Gables” link

E na programação da BibliON, terá o bate-papo literário com Lucas Mota, com Carli Cordeiro, em 26/5, às 19h, inscrições

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem o site BibliON ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro

Bate-papo super-heróis e criaturas fantásticas em Hollywood – A jornada de Raphael Draccon e Carolina Munhóz

Neste encontro os autores e roteiristas Raphael Draccon e Carolina Munhóz vão compartilhar a sua história no mundo literário e cinematográfico, dividindo seus encontros épicos nerds e o mundo mágico de Hollywood, onde trabalham e vivem. Saiba como transformaram seus hobbies em profissão em um bate-papo sobre suas obras literárias, suas séries com a Netflix e novos projetos. Indicado para pessoas a partir de 12 anos.​ Será na Biblioteca Parque Villa-lobos.

25/5, das 14h30 às 15h30, carga horária: 1h – 1 encontro, atividade online, ao vivo,  preenchidas por ordem de inscrição, inscrições através bvl.org.br/inscricao

Exposição Mediada – Mundo dos Dinossauros Óculos VR – Fábrica de Cultura Sapopemba

Em homenagem ao Dia do Orgulho Nerd, os participantes serão convidados a experimentar os Óculos de Realidade Virtual da Fábrica de Cultura Sapopemba e explorar um vídeo que traz o incrível mundo dos dinossauros com o tiranossauro rex, o velociraptor, o pterodátilo e muito mais!

25/5, a partir de 10h, não precisa de inscrição, mais informações www.fabricadecultura.org.br/sapopemba

Exposição sobre quadrinhos – Fábrica de Cultura Vila Curuçá

Nessa atividade, os visitantes da Bibliotech terão contato com o nosso acervo de quadrinhos, além de peças de coleção particular dos educadores e ao final do dia haverá um encontro com o autor: Cledson Bauhaus, que irá falar da importância das HQs no processo da leitura e da imaginação.

26/5, a partir de 13h, Bibliotech (Presencial), a partir de 10 anos,  20 vagas, mais informações https://www.fabricadecultura.org.br/vila-curuca

Exposição e bate-papo sobre videogames antigos + jogatina – Fábrica de Cultura Vila Curuçá

Nessa atividade feita na Bibliotech, os participantes irão discutir a desmaterialização dos objetos pensada através da evolução dos videogames (do assoprar o cartucho ao streaming). Também irão jogar os videogames antigos (Atari, Super Nintendo, Mega Drive e Playstation 1.

27/5,  a partir de 10h, Bibliotech, presencial, mais informações https://www.fabricadecultura.org.br/vila-curuca

Vivência de Just Dance Rochdale – Fábrica de Cultura Osasco

A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco terá a 1ª Vivência de Just Dance Rochdale. Nos dias 25 e 26/5, o público poderá montar um time (até 4 pessoas) para participar de uma vivência no jogo Just Dance.

Podem participar maiores de 08 anos, sendo necessário chegar 1h antes do horário da atividade. Na quinta-feira, a ação começa às 10h, e na sexta, às 14h. A unidade orienta que os interessados baixem no celular o aplicativo Just Dance 2023 com antecedência.

Gratuito, mais informações www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/osasco

A programação completa do Mês do Orgulho Nerd está aqui.