Governo de SP premia bolsistas do Festival de Inverno

Thiago Sandoval de Souza, de 19 anos, recebeu honraria mais importante; 50ª edição do evento termina neste domingo

dom, 28/07/2019 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Governador do Estado de São Paulo João Doria e o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão entregaram, no sábado (27), as premiações aos bolsistas que se destacaram na 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. A entrega ocorreu após o concerto da Orquestra do Festival regido por Giancarlo Guerrero, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. O evento termina neste domingo, com atrações em Campos do Jordão e na capital.

O clarinetista Thiago Sandoval de Souza recebeu o Prêmio Eleazar de Carvalho, principal honraria do evento. O bolsista será contemplado com US$ 1.400 por mês durante nove meses destinados a estudo em uma instituição internacional. O jovem também foi escolhido para participar da YOA – Orchestra of the Americas (Orquestra Jovem das Américas) na edição 2020.

“Com muita emoção entrego este prêmio ao Thiago, jovem músico que veio de uma comunidade em Heliópolis. Ele é a prova de que tudo é possível quando a gente quer”, destacou o Governador João Doria.

“É incrível pensar que a Orquestra do Festival, que acaba de fazer uma apresentação emocionante, foi formada há apenas 30 dias. Tivemos este ano um programa pedagógico muito forte. Os músicos bolsistas puderam estudar, ao longo do mês de julho, com grandes nomes da música clássica brasileira e internacional. Foram 200 alunos bolsistas, e aqueles que se destacaram nesta edição foram premiados esta noite”, disse o Secretário Sérgio Sá Leitão.

Destaques do Festival

Na cerimônia, foram anunciados também os alunos que se destacaram e foram premiados com bolsas de estudo dentro e fora do Brasil e vagas para se apresentarem como solistas na próxima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Marina Vilaça Pinho Caputo (violino) e Guilherme Aparecido Santana (viola) foram premiados com duas bolsas integrais de um ano para instrumentistas de cordas na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot.

Felipe Santos Freitas da Silva (trompa) foi o selecionado para receber uma bolsa de um mês na Royal Academy of Music em Londres.

A Alice Emery Pereira Franco Feliciano (harpa) foi concedida bolsa na Academia de Música da Osesp para dois anos de curso intensivo de treinamento em prática orquestral, com aulas de instrumento com os principais músicos da Osesp, aulas teóricas e estágio na própria Osesp.

E Lucas Santos Gonçalves (piano) e Lucas Muramoto (violoncelo) foram os escolhidos para terem vaga garantida como solistas da próxima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 2020.

Concerto de Encerramento Acadêmico

A Orquestra do Festival, formada por bolsistas e comandada pelo costarriquenho Giancarlo Guerrero, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Nashville; seis vezes ganhador do Grammy Awards, realizou, antes da entrega dos prêmios, o Concerto de Encerramento Acadêmico, com Kabbalah, Op.96, de Marlos Nobre (compositor que tem seu aniversário de 80 anos celebrado em 2019); Daphnis et Chloé: Suíte nº 2, de Maurice Ravel; e as Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos no repertório.