Governo de SP participa do lançamento do Plano Regional de Turismo no Vale do Ribeira

Iniciativa está alinhada ao Vale do Futuro, que prevê investimentos e ações públicas voltadas a cidades da região

sáb, 14/12/2019 - 18h45 | Do Portal do Governo

Após dois anos de mapeamento na região, foi lançado o Plano Regional de Turismo Cavernas da Mata Atlântica, na segunda-feira (9), no Parque Estadual Caverna do Diabo, na Estância Turística de Eldorado. Elaborado pelo Senac em parceria com a Câmara Técnica do Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e as prefeituras de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Iporanga, Itaoca, Jacupiranga, Cajati, Ribeirão Grande, Ribeira e Itapirapuã-Paulista.

Veja também
Meio Ambiente leva programa Água é Vida para Vale do Ribeira

O plano também integra o Vale do Futuro, programa lançado em outubro pelo Governo de São Paulo, que prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos para 22 cidades da região do Vale do Ribeira. O Vale do Futuro prevê ainda a atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022 para desenvolver a região.

O programa envolve ações de Secretarias diversas, incluindo o fomento ao turismo. O Plano Regional de Turismo, por sua vez, tem por objetivo incentivar o diálogo entre os atores para a melhoria da infraestrutura, monitoramento e avaliação geral dos municípios. Com a regionalização a economia da região deve ser estimulada, melhorando a distribuição de renda, impulsionando o empreendedorismo local e condição de vida dos habitantes do Vale.

“O Vale do Ribeira é a prioridade do Governador João Doria e do Secretário Vinicius Lummertz. Vamos mostrar ao mundo e, principalmente ao turista paulista – que é o principal estado emissor de visitantes no Brasil, as belezas escondidas que fazem de São Paulo um grande destino turístico. O que falta ao turismo paulista é a promoção, a Secretaria está comprometida em mudar este cenário”, afirmou o secretário executivo da Secretaria de Estado de Turismo, Marcelo Costa.

O Plano busca fortalecer ações conjuntas do turismo na região, envolvendo atrativos culturais, naturais e gastronômicos, além do potencial do Parque Estadual Caverna do Diabo e do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), que contribuem para alavancar a economia local e regional.

Depois do lançamento do Plano Regional, técnicos da Secretaria de Turismo apresentaram algumas das ações de desenvolvimento e fortalecimento do setor no Estado como:
– uso de inteligência de mercado para transformar dados coletados em conhecimento;
– programa SP Pra Todos;
– anúncio de programas de stopover, que já conta com participação de três companhias aéreas;
– promoção nacional e internacional dos destinos paulistas em Feiras e Eventos e por meio digital;
– campanha de marketing veiculada no Brasil e no exterior;
– programa de crédito turístico, desenvolvido em parceria com os bancos Desenvolve SP, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para aumentar a capacidade de investimento e fomentar a economia.