Governo de SP nomeia Zeina Latif como secretária de Desenvolvimento Econômico

Doutora em economia pela USP, ela reforça equipe de perfil técnico e inovador para conduzir agenda liberal com responsabilidade social

qui, 28/04/2022 - 9h57 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia nomeou nesta quinta-feira (28) a economista Zeina Latif como nova secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Com a indicação, Rodrigo reforça a opção por uma equipe moderna e técnica para unir metas econômicas liberais e responsabilidade social na condução da gestão pública.

Aos 54 anos, Zeina é doutora em economia pela USP e uma das consultoras econômicas mais influentes e respeitadas do Brasil. No currículo, ela traz passagens como economista-chefe da XP Investimentos e cargos de destaque em instituições financeiras.

Além de Zeina, o governador já havia anunciado Felipe Salto (Fazenda e Planejamento) e Laura Muller Machado (Desenvolvimento Social) para o secretariado paulista.

Todos exerciam funções destacadas na iniciativa privada e têm em comum a defesa da austeridade nas contas públicas para qualificar a atuação do Estado em políticas e programas de transformação social.

A prioridade do Governo de São Paulo é ampliar ainda mais a geração de emprego e renda, a qualidade de investimentos públicos e a execução de políticas sociais abrangentes e duradouras. Desde o início de 2019, Rodrigo Garcia comandou ações de enxugamento da máquina pública e reformas estruturantes que permitiram investimento recorde de R$ 54 bilhões entre 2021 e 2022.

Liderança feminina

A indicação de Zeina também consolida a presença de lideranças femininas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ao longo da atual gestão estadual. O governador agradeceu à secretária executiva Marina Bragante pelo trabalho no comando interino da pasta ao longo deste mês e também lembrou a atuação destacada de Patricia Ellen como titular do cargo de janeiro de 2019 a março de 2022.