Governo de SP inicia ‘Corujão da radioterapia’ na região de Bauru

A iniciativa visa zerar a demanda reprimida de pacientes com câncer que necessitam do tratamento radioterápico

sáb, 20/07/2019 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia neste mês o ‘Corujão da radioterapia’ na região de Bauru. A iniciativa visa zerar a demanda reprimida de pacientes com câncer que necessitam do tratamento radioterápico e residem num dos 68 municípios abrangidos pelo DRS (Departamento Regional de Saúde). Mais de R$ 1,6 milhão serão destinados para esta finalidade.

A medida é resultado da necessidade de ampliar o acesso oncológico na região, que tem como uma das principais referências o Hospital Estadual de Bauru, classificado como UNACON (Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). A unidade abrange 98,2% das solicitações desse tipo de atendimento e, no momento, enfrenta a paralisação das obras de implantação de um novo acelerador linear, por parte do Ministério da Saúde.

A contratação dos serviços privados, filantrópicos e sem fins lucrativos visa atender uma demanda atual de 93 pacientes que precisam realizar sessões de radioterapia na região, abrangendo, por exemplo, casos de câncer de mama, próstata, cabeça e pescoço, sistema digestivo, entre outros.

Os pacientes serão atendidos em serviços habilitados em oncologia, que deverão seguir as diretrizes do SUS, com atendimento humanizado ao paciente e orientações à seus familiares quanto à assistência, condutas clínicas, procedimentos e estado de saúde.

“Com este ‘Corujão’ voltado especificamente à área de Oncologia, queremos garantir que os pacientes com câncer possam realizar as sessões de radioterapia com maior agilidade, o que sem dúvidas contribui para o sucesso do tratamento”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Os tratamentos serão agendados por contato telefônico prioritariamente para os pacientes com demanda já cadastrada pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). Deverão ser realizados no período de 180 dias, prorrogáveis por igual período, a contar da data de formalização da parceria por meio de Termo de Adesão, convênio ou contrato.

A seleção dos estabelecimentos será feita com base em critérios técnicos, mediante a apresentação de documentos que atestem a habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação técnica. Os parceiros privados serão remunerados com base na tabela definida pelo SUS, por meio de repasse da pasta, que também fará o monitoramento do atendimento feito pelas unidades parceiras. Os documentos para habilitação deverão ser enviados em envelope lacrado ao DRS de Bauru, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 545, Bauru-SP.