Governo de SP inicia construção do Hospital Estadual de Franca

Com investimento de R$ 150 milhões, unidade será referência para média e alta complexidade; obras serão concluídas em 2025

qua, 30/11/2022 - 11h31 | Do Portal do Governo

Início das Obras do Hospital Estadual de Franca

O Governador Rodrigo Garcia acompanhou nesta quarta-feira (30) o início das obras do Hospital Estadual de Franca. Estão sendo investidos R$ 150 milhões para construção da unidade que será referência em Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria e Traumato-Ortopedia.

“Estamos iniciando as obras do Hospital de Franca, que vai mudar a realidade da saúde na região. Quando estiver pronto, vai se somar aos equipamentos existentes, como a Santa Casa de Franca que cumpre um papel importante no atendimento de saúde à população. Esse hospital é um sonho histórico que está saindo do papel e com recursos garantidos para continuidade de obras, inclusive para o próximo ano”, disse Rodrigo Garcia.

O projeto prevê atendimento integral e humanizado aos pacientes em média e alta complexidade, inclusive na urgência/emergência, garantindo o acompanhamento nas internações e cirurgias. Ao todo a unidade oferecerá 225 leitos, sendo 150 leitos em Clínicas Médica e Cirúrgica, 20 leitos em Hospital Dia, 15 leitos em Psiquiatria, 10 Leitos de UTI Pediátrica e 30 leitos de UTI Adulto. Serão 26,7 mil m2 de área construída em 4 blocos, sendo o principal com 7 pavimentos.

Haverá infraestrutura para assistência em saúde na especialidade de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço e Ginecológica, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Pediatria, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Urologia.

“Essa nova unidade vai fortalecer a assistência à população da região, com atendimento de média e alta complexidade. O hospital é um desejo antigo da região, que começa a se tornar realidade a partir de agora”, afirma o Secretário de Estado da Saúde em exercício, Eduardo Ribeiro.

O Hospital Estadual de Franca será referência a 723,5 mil pessoas residentes na área do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Franca, que contempla os municípios de Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As obras, com duração de 30 meses, serão concluídas em 2025, quando a unidade começa os atendimentos.