Governo de SP inicia campanha em TVs para prevenção a coronavírus

Vídeo começa a ser veiculado nesta terça e busca informar toda a população de São Paulo

ter, 03/03/2020 - 17h17 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo inicia nesta terça-feira (3) ampla campanha em veículos de comunicação para conscientizar a população sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários. Foram produzidos materiais para TV, rádio, internet e também para pontos de ônibus e painéis urbanos (mídias out-of-home). A campanha será veiculada até o final de março em todo o Estado.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
Conheça alguns mitos sobre o novo coronavírus

“A comunicação ajuda a serenar ânimos e informar corretamente sobre a doença e como preveni-la. Informação correta neste momento é fundamental. Uma informação incompleta pode provocar busca desenfreada pelos serviços de saúde desnecessariamente”, afirmou o Governador João Doria. A campanha poderá ser prorrogada se a necessidade for confirmada pelo Centro de Contingência do coronavírus.

A primeira exibição do vídeo acontece nesta terça, a partir das 20h, nas principais emissoras de TV aberta. A peça conta com orientações do médico infectologista e Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus, o médico infectologista David Uip.

A mídia de um minuto oferece orientações sobre higiene pessoal e cuidados a serem tomados no dia a dia, como quando espirrar, tossir e ter contatos pessoais. O primeiro alerta no vídeo é para o cuidado para evitar a disseminação de fake news.

Veja o texto da campanha:

Coronavírus. Preste atenção!
Sabe o que se espalha mais rápido do que o coronavírus?
As fake news.
Contra o novo coronavírus, a gente não precisa ter medo. Precisa ter apenas alguns simples cuidados:
– Lavar bem as mãos e antebraços com água e sabão durante 20 segundos, inclusive entre os dedos e debaixo das unhas.
– Não compartilhar objetos pessoais como toalhas, copos, canetas, celulares e computadores.
– Cobrir tosses ou espirros com os braços ou lenços descartáveis. E, se usar as mãos, lavá-las novamente, já que elas são as que mais encostam em outras pessoas e objetos.
– Manter distância de dois metros de pessoas tossindo ou espirrando.
Ajude a compartilhar essas simples atitudes. Assim, o coronavírus não se espalha.

Comunicação

Em 28 de fevereiro, o Governo do Estado lançou um guia digital com informações de conscientização e prevenção ao novo coronavírus. O material pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.

A produção do guia e a criação da central virtual para combate a notícias falsas foi coordenada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e pelo Centro de Contingência de coronavírus. A cartilha tem versões em português, inglês, espanhol, italiano e chinês. Versões impressas serão distribuídas a pessoas que chegam ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.

As estações de metrô e trens da Grande São Paulo também receberão cartazes e material impresso sobre o coronavírus. O Governo de São Paulo também vai orientar municípios a disseminar o guia em postos de saúde, hospitais, escolas, terminais de ônibus e rodoviárias.

Uma série de vídeos com informações sobre o coronavírus e como a população pode colaborar para evitar a doença, além de entrevistas com especialistas, infográficos e ilustrações está disponível no canal do Governo de São Paulo no Youtube (www.youtube.com/governosp) e no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Canais oficiais do Governo de São Paulo
– Hotsite coronavírus: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
– Portal do Governo: www.saopaulo.sp.gov.br
– Facebook: www.facebook.com/governosp
– Twitter: www.twitter.com/governosp
– Instagram: www.instagram.com/governosp
– Flickr: www.flickr.com/governosp
– SoundCloud: www.soundcloud.com/governosp
– Vimeo: www.vimeo.com/governosp