Governo de SP inaugura primeira delegacia especializada em fraudes biométricas do país

Unidade subordinada à Polícia Civil tem como objetivo combater fraudes para a obtenção de RG e CNH

qui, 24/11/2022 - 11h27 | Do Portal do Governo

Inauguração da Delegacia de Polícia de Combate à Crimes de Fraude Documental e Biometria

O Governador Rodrigo Garcia inaugurou nesta quinta-feira (24), na capital, a primeira unidade policial especializada no combate a fraudes biométricas do Brasil. A delegacia funcionará na Avenida Casper Líbero, bairro da Luz, em São Paulo.

“A Polícia Civil é orgulho do nosso Estado. Nunca perdeu a capacidade de renovação, inovação e atualização. Anos atrás os profissionais gastavam mais tempo na formalização das ações e, agora, com as facilidades impostas pelas novas tecnologias, os procedimentos ficaram mais rápidos. A inauguração desta delegacia vem para dar mais capacidade para a polícia evitar fraudes documentais e biométricas”, disse Rodrigo Garcia.

A Delegacia de Polícia foi criada pelo Decreto nº 66.860, de 21 de junho de 2022, e instalada na sede do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” – IIRGD. As atividades policiais começarão na mesma data da sua inauguração.

A unidade especializada terá como objetivo combater as fraudes documentais e biométricas realizadas para obtenção dos documentos de identidade, como o RG e CNH. O foco inicial serão os crimes cometidos na cidade de São Paulo.

Desde 2015 todas as biometrias foram inseridas no Sistema Afis, usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. A delegacia será subordinada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).