Governo de SP inaugura mais 4 postos do Poupatempo no estado

Capital ganha 3 novas unidades: uma física, no Canindé, e outras duas 100% digitais, no Carrão e Santana, chegando a 12 em funcionamento

qua, 28/12/2022 - 12h06 | Do Portal do Governo

Inauguração do Poupatempo Canindé - Shopping D + D

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (28), três novos postos do Poupatempo na capital (Canindé, Carrão Digital e Santana Digital) e mais um na cidade de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo.

Com capacidade para realizar até 1,1 mil atendimentos por dia, a unidade do Canindé é a primeira da zona Norte de São Paulo a oferecer atendimentos presenciais. Já os postos do Carrão e de Santana são 100% digitais, com mais de 250 serviços eletrônicos disponíveis.

“A capital ganhou três novos postos e o Poupatempo fecha 2022 com 12 postos na cidade. Em Itapecerica da Serra, os cidadãos também poderão contar com a excelência do programa, totalizando 23 unidades na Região Metropolitana de São Paulo”, destacou o secretário estadual de Governo, Marcos Penido.    

Os postos físicos oferecem serviços essencialmente presenciais, como solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais da CNH e mudança na característica ou transferência interestadual de veículo, entre outros. O atendimento presencial exige agendamento prévio de data e hora pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual, o “P”, que é acessado via portal ou WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.   

“Nos últimos quatro anos, o Poupatempo passou por uma grande expansão, com novos postos e totens de autoatendimento, além da ampliação da oferta de serviços digitais. Todo esse trabalho teve como foco dar mais praticidade e agilidade ao cidadão na hora de resolver demandas de diversos órgãos públicos”, afirmou Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.   

Os canais digitais deixam o Poupatempo ainda mais perto da população. A expansão por meio do autoatendimento garante autonomia aos usuários, beneficiando principalmente as cidades de menor porte. Atualmente, são 870 totens disponíveis em 600 municípios paulistas.   

Nos canais eletrônicos, os usuários já encontram mais de 250 serviços no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre as opções estão renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais e acesso a comprovante digital de vacinação contra a Covid-19, por exemplo.    

Serviço

Poupatempo do Canindé (Shopping D) 
Avenida Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – São Paulo – SP |Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.   

Poupatempo do Carrão Digital 
Rua Melo Freire, 1721 – Vila Gomes Cardim – São Paulo – SP | Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h.   

Poupatempo de Itapecerica da Serra 
Rua Major Manoel Francisco de Moraes, 25 – Centro – Itapecerica da Serra – SP | Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.   

Poupatempo de Santana Digital 
Metrô Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3200 – Boxes B42 a B45 – Santana – São Paulo – SP | Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h.