Governo de SP inaugura escritório da Lenovo no Vale do Silício da América Latina

Centro de inovação no espaço do IPT Open Experience faz parte do projeto CITI, que já captou R$ 380 milhões em investimentos de empresas

qui, 16/12/2021 - 17h29 | Do Portal do Governo

IPT Open Experience - Inauguração das Instalações da Empresa Lenovo + Assinatura de Contratos com Empresas Parceiras

O Governador João Doria inaugurou nesta quinta-feira (16) as instalações do escritório da Lenovo no espaço do IPT Open Experience, primeira etapa do CITISP (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo), o Vale do Silício da América Latina. Esta é a oitava empresa a se juntar ao IPT Open. Além disso, mais três empresas assinaram a adesão à iniciativa para instalar seus centros de inovação dentro do IPT: Gerdau Graphene, Cecil e V2Com.

“Após as eleições de 2018 falamos que íamos implantar o CITI e algumas pessoas falaram que era muito sonho, muita vontade e pouca possibilidade, e nós transformamos a possibilidade em realidade. Hoje temos 30 empresas já instaladas e empresas ampliando o seu espaço físico aqui. Este projeto do CITI é uma realidade e com uma vantagem, fica dentro de São Paulo”, afirmou Doria.

A sede da Lenovo ocupará espaço no prédio 31 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Além da Lenovo, o prédio também abriga outros quatro laboratórios: Laboratório de Bioenergia e Eficiência Energética, Laboratório de Química e Manufaturados, Laboratório de Referências Metrológicas e o Laboratório de Estruturas Leves. A equipe de Tecnologias Digitais do IPT também passará a ocupar um espaço ao lado da Lenovo, para desenvolver projetos em conjunto.

“O Brasil e São Paulo passam a ser uma referência positiva, sendo um bom exemplo para o mundo de como investir em ciência e tecnologia, e de como fazer parceria público-privada”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

A Lenovo, inicialmente, contará com um espaço de 280 m2, mas há previsão de que possa ocupar ainda outros 380 m2, com a expectativa de cerca de 60 funcionários atuando no local.

Sobre o CITISP

O Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo (CITISP) tem como foco o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de alta intensidade (hardtech), e por meio do qual o Governo do Estado de São Paulo pretende criar um “Vale do Silício” da América Latina na capital paulista.

Desde o lançamento da primeira etapa, o IPT Open Experience já conta com oito empresas incubadas: Granbio, Lenovo, Instituto de Pesquisa e Liderança (Inteli), Siemens, Siemens Energy, Kimberly-Clark, 3M e Klabin. Até o momento, o IPT Open Experience totaliza R$ 380 milhões em investimentos captados em setores como biotecnologia, materiais avançados e tecnologia da informação.