Governo de SP inaugura Creche Escola na região de Sorocaba

Secretaria da Educação do Estado investiu R$ 1,8 milhão na construção de unidade em Pilar do Sul, que beneficiará 150 alunos

sáb, 08/05/2021 - 12h31 | Do Portal do Governo

Inauguração da Creche-Escola de Pilar do Sul

O Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, e o Secretário da Educação, Rossieli Soares, entregaram neste sábado (8) mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de Sorocaba. A construção em Pilar do Sul contou com investimento de R$ 1,8 milhão do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura local.

“Quando nós começamos este programa não tínhamos a autorização do Tribunal de Contas para investir o dinheiro do Estado em creche. Essa foi a primeira grande batalha lá atrás, e nós insistimos, mostrando que o governo tinha capacidade de ajudar os municípios na construção de creches e, foi assim que nasceu o Creche Escola”, relembrou o Vice-governador Rodrigo Garcia, que na época atuava como Secretário do Desenvolvimento Social.

Trata-se da 135ª creche escola construída pela atual gestão do Governo do Estado. A EMEI “Professora Eli Aparecida Leite” tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“No final das contas, não interessa se é rede estadual ou rede municipal, interessa que os filhos de Pilar do Sul tenham a melhor educação possível. No final, a rede estadual vai devolver pra cidade os jovens formados. O que precisamos fazer é sempre investir em educação”, declarou o Secretário Rossieli Soares.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Seduc, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).

A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o Governo do Estado espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 466 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 147 estão em execução. Na região de Votorantim já foram entregues 5 unidades e outras 2 estão em obras com previsão de 260 novas vagas.