Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso em Ibirá

Com unidade na região de São José do Rio Preto, gestão paulista completa 13 equipamentos entregues em oito meses da atual administração

qua, 14/08/2019 - 18h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quarta-feira (14), o Centro de Convivência do Idoso “Tolentino Bernardo de Souza” para Ibirá, na região de São José do Rio Preto. O equipamento está localizado na rua José Batista de Albuquerque, 124, em Termas de Ibirá. A cerimônia contou com a presença da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

O equipamento vai atender até 100 idosos independentes em situação de vulnerabilidade, a partir dos 60 anos, moradores da estância turística de Ibirá. Com esta inauguração, o atual Governo completa a entrega de 13 equipamentos destinados a idosos, sendo 11 Centros de Convivência e 2 Centros Dia do Idoso (CDIs). Neste link, é possível acompanhar o balanço completo sobre o número de CCIs e CDIs instalados no Estado.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social com o objetivo de oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa idosa. O Governo do Estado custeou toda a obra que teve um investimento de R$ 250 mil.

“Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo uma vida digna e mais saudável”, afirmou a secretária Célia Parnes. “Estamos cumprindo com um dos objetivos do governador João Doria, que é transformar São Paulo em um estado cada vez mais respeitoso e inclusivo com seus idosos”, finalizou.

O espaço, que começa a funcionar nesta quinta-feira (15), vai oferecer diversas atividades, como coral, jogral, coreografias; caminhadas, relaxamento, ginástica adaptada ao idoso, alongamento, exercícios localizados, jogos recreativos. Também vai realizar campanhas educativas e preventivas de vacinação, prevenção de quedas; passeios culturais em parques, centros culturais e locais históricos; festas temáticas conforme calendário brasileiro e regional; excursões em parques, pontos turísticos do município e região.

Com 237 metros quadrados de área construída, o equipamento tem um salão de convivência, três sanitários (feminino, masculino e de acessibilidade), cozinha, despensa, área de serviço e escritório.