Governo de SP financia R$ 3,3 milhões para infraestrutura viária em Suzano

Governador em exercício Rodrigo Garcia avalizou a liberação dos recursos na tarde desta quarta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes

qua, 28/08/2019 - 19h05 | Do Portal do Governo

Assinatura de Contrato de Financiamento da Desenvolve SP com a Prefeitura de Suzano

O Governador em exercício Rodrigo Garcia confirmou o financiamento estadual de R$ 3,3 milhões para a Prefeitura de Suzano investir em obras de infraestrutura viária. O contrato entre a Desenvolve SP (agência de fomento do Estado) e o município foi assinado nesta quarta-feira (28), em reunião no Palácio dos Bandeirantes.

O Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, foi recebido por Garcia para a confirmação da parceria. “Apoiar Suzano e outros municípios em obras de infraestrutura é levar desenvolvimento econômico. A Desenvolve SP é o agente financeiro que nos ajuda nessa missão de oferecer as melhores condições que as prefeituras tanto necessitam neste momento de orçamentos apertados para investimentos”, afirmou o Governador em exercício.

O projeto financiado pelo Estado vai facilitar a circulação de pedestres e veículos, além de ajudar no escoamento da produção agrícola e industrial de Suzano. O dinheiro veio da linha de crédito Via SP e será usado para compra de máquinas e equipamentos para execução de intervenções viárias.

A linha de crédito Via SP abrange obras de recapeamento ou asfaltamento, terraplanagem, movimentação de terra, instalação de guias e sarjetas, drenagem, sinalização da via e compra de maquinário. Com taxa de juros a partir de 0,41% ao mês (acrescida da Selic), o financiamento tem prazo de 72 meses para pagamento, incluída carência de até 12 meses.

“Financiar o desenvolvimento regional é um dos focos de atuação da Desenvolve SP. Temos o compromisso de estimular o avanço social e econômico dos municípios, impactando positivamente na qualidade de vida de toda população”, diz Nelson de Souza, presidente da instituição.

Crédito público

A Desenvolve SP também financia outros projetos para o setor público como redução nas emissões de CO²; construção, reforma ou modernização de empreendimentos como arenas multiuso, distritos industriais e centros de distribuição e abastecimento; e implantação, ampliação ou adequação de sistemas de iluminação pública, entre outros.

Os pedidos de financiamento são aprovados mediante aval da Secretaria do Tesouro Nacional e também da Câmara Municipal de cada cidade. Após aprovação de documentos e encerramento de licitação, os recursos são liberados de acordo com o cronograma de execução de obras ou serviços.