Governo de SP envia força-tarefa da Defesa Civil para Minas Gerais

Equipe vai oferecer apoio operacional para as forças de salvamento mineiras em razão das chuvas intensas que atingem o Estado

ter, 28/01/2020 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria determinou nesta terça-feira (28) o envio de uma força-tarefa da Defesa Civil para oferecer apoio operacional para as forças de salvamento mineiras. Atendendo ao pedido do Governo de Minas Gerais, foi enviada uma equipe de São Paulo com quatro técnicos da Defesa Civil e dois geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo é que eles auxiliem na mensuração dos danos e elaboração de planos de trabalho, por causa das chuvas intensas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias.

“São Paulo vai ajudar Minas Gerais e as vítimas das chuvas neste Estado. Minha solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo mineiro e nosso auxílio ao Governador Zema”, disse Doria.

Esse apoio é fundamental para que as cidades mineiras atingidas possam listar os danos humanos, ambientais e de infraestrutura e, desta forma, atender às exigências para decretação, por exemplo, de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Com isso, essas localidades podem solicitar, por exemplo, a destinação de mais recursos estadual ou federal ou até ajuda humanitária.

Além disso, a equipe também está apta a realizar vistorias em locais afetados por escorregamento ou inundação. Além disso, poderá manter interdições, ampliá-las ou constatar que a população pode voltar ao local.