Governo de SP entrega Hospital Regional de Bebedouro

Cerca de 425 mil moradores de 18 cidades da região de Barretos têm acesso a unidade de referência em saúde

sex, 12/05/2023 - 13h29 | Do Portal do Governo

Inauguração do Hospital Regional de Bebedouro

O governador em exercício Felicio Ramuth visitou nesta sexta-feira (12) o Hospital Regional de Bebedouro para a cerimônia de entrega da unidade de referência em saúde para a região de Barretos. Com 1.640 atendimentos já realizados até o momento, o hospital oferece serviços em 15 especialidades e beneficia uma população de aproximadamente 425 mil habitantes de 18 cidades do norte paulista.

“A história do novo Hospital Regional de Bebedouro passou por vários governadores. Mas um projeto como este não é de uma só gestão, e sim um projeto de Estado. Todos têm que fazer a sua parte. E Deus nos deu o privilégio de estar em um momento em que, de fato, os atendimentos pós-pandemia para os quais o hospital foi concebido começam a acontecer na gestão do governador Tarcísio de Freitas”, afirmou Felicio.

Além do governador em exercício, a solenidade contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, do prefeito de Bebedouro, Lucas Seren, do presidente da Fundação Pio XII, o médico Henrique Prata, parlamentares e outras autoridades locais e regionais.

“O Hospital Regional de Bebedouro vai ampliar o acesso da população à saúde, tornando-se uma referência na região para atendimento de casos de média e alta complexidade,” apontou o secretário Eleuses Paiva.

Atualmente, o hospital conta com 133 leitos, sendo 20 de clínica médica adulto e 10 UTIs adulto. A unidade é referência nas especialidades de anestesiologista, cardiologia, cirurgia cabeça e pescoço, endocrinologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, neurologia clínica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pneumologia, urologia, otorrinolaringologista e cirurgia pediátrica.

O hospital funcionará gradativamente e deve entrar em pleno funcionamento até dezembro, quando ampliará a oferta mensal de serviços para 644 internações em clínica médica e cirúrgica, obstetrícia e pediatria, 139 partos, 289 cirurgias eletivas, 2,1 mil consultas ambulatoriais médicas e 500 consultas não médicas. A gestão do hospital está sob responsabilidade da Fundação Pio XII.

Por ser uma unidade referenciada, o hospital recebe pacientes encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (Cross). O serviço de obstetrícia, no entanto, funcionará sem a necessidade de encaminhamento prévio por unidades da rede primária.

Histórico

O Hospital Regional de Bebedouro funcionou provisoriamente como hospital de campanha na retaguarda do atendimento aos casos de Covid-19 a partir de agosto de 2020, quando ainda estava em obras. Aberto oficialmente em julho de 2022, o hospital teve suas atividades ampliadas em março deste ano, com a entrada da nova equipe técnica. No total, a unidade recebeu investimento estadual de mais de R$ 77 milhões, entre estrutura e equipamentos.