Governo de SP entrega Creche Escola na região de Araraquara

Unidade em Trabiju tem capacidade para 130 alunos; Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,6 milhão na construção

sáb, 05/10/2019 - 8h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Educação
Unidade do Programa Creche Escola em Trabiju, na região de Araraquara

O Governo do Estado de São Paulo entregou uma unidade do Programa Creche Escola em Trabiju, na região de Araraquara, na sexta-feira (4). Trata-se da 42ª creche escola da atual gestão. A construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do Governo paulista, em parceria com a Prefeitura local.

“Temos aqui uma creche que será fundamental para nossos jovens e nos ajudará a cumprir nossas metas em educação. Eu não poderia estar mais do que agradecido ao Leandro, ao secretário Rossieli e ao governador João Doria”, afirmou o Prefeito de Trabiju, Maurilio Tavoni Junior.

A EMEI Antonio Lourenço Morales tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio tem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Para nossa área, que queremos tanto que seja digna e atenda a população, essa creche certamente fará a diferença”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dilma Silva.

Na região de Araraquara já foram entregues cinco unidades do Programa Creche Escola e outras quatro estão com obras em andamento, com previsão de 520 novas vagas. A Diretoria de Ensino de Araraquara conta atualmente com 64 escolas estaduais e quase 30 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, 11 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, quatro unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.

Programa Creche Escola

Para viabilizar a construção de uma unidade, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Secretaria, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o Governo do Estado espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Desde a implantação do programa, em 2011, foram entregues 376 unidades e outras 244 estão em execução.