Governo de SP e FGV celebram formatura de Gestores Públicos

Servidores de várias secretarias e entidades do Estado receberam certificado do curso promovido pela pasta de Planejamento e Gestão

ter, 29/05/2018 - 21h44 | Do Portal do Governo

Na noite desta terça-feira (29), o Palácio dos Bandeirantes sediou a cerimônia de formatura de 50 servidores que terminaram o Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Públicos, realizado entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, fruto de uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

Com carga horária total de 114 horas, a iniciativa teve como objetivo promover o aperfeiçoamento em políticas públicas e programas sociais. A celebração contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão, Mauricio Juvenal, do Prof. Yoshiaki Nakano (diretor da FGV-EESP) e do Prof. André Portela (coordenador da Iniciativa Clear), entre outros convidados.

Direcionado a lideranças e servidores de carreira, o curso teve participação de 50 alunos, de doze secretarias e entidades do Estado, e buscou proporcionar um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de monitoramento e avaliação de programas e construção de projetos pilotos, de forma conjunta, envolvendo a Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) e setoriais, para posterior aplicação.

A ação é resultado da parceria entre a SPG e o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona – FGV-EESP/Clear. Para o secretário Maurício Juvenal, a política pública tem a competência de sair de um ponto e chegar a outro transformando a realidade.

“É de fundamental importância que a gente tenha essa capacidade de monitorar, o tempo todo, não só a execução, mas o resultado das nossas políticas públicas. É preciso que o governo se aproprie desse conhecimento ou do conteúdo gerado a partir desses estudos de monitoramento e avaliação. Não tenho dúvida nenhuma, não só pelo empenho do governo, não só pelo destaque que a FGV tem no cenário em que atua, mas certamente pela dedicação que essa turma teve no período deste curso, de que eles poderão colaborar de modo decisivo para que tenhamos um governo cada vez mais voltado para pessoas”, afirmou.

O conteúdo é voltado a atender as necessidades específicas do Governo do Estado, possibilitando ao grupo participante melhores condições de trabalhar com métodos e indicadores para monitorar o impacto que as políticas públicas geram nos cidadãos e na sociedade.

Para o professor Nakano, esta é uma oportunidade para a FGV de ajudar o país. “A Escola de Economia já começou uma mudança importante que foi caminhar para a área política. Estamos criando uma área de economia política e também estamos desenvolvendo a área de ciência políticas. E esse programa que concluímos hoje faz parte dessa mudança”, disse o docente.

O FGV-EESP/Clear é um dos seis centros regionais que compõem a Iniciativa CLEAR, uma ação global, ancorada pelo Grupo de Avaliação Independente (IEG) do Banco Mundial, que congrega diversas entidades e países, visando ao aperfeiçoamento de políticas e programas através do fortalecimento de capacidades e sistemas de Monitoramento e Avaliação no setor público.