Governo de SP concede Medalha de Defesa Civil de São Paulo ao ministro da Defesa

Condecoração foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas a José Múcio Monteiro pelo apoio às ações em São Sebastião

sex, 10/03/2023 - 19h24 | Do Portal do Governo

Reunião com o Senhor José Múcio Monteiro, Ministro da Defesa

O Governo de São Paulo concedeu nesta sexta-feira (10) a Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A entrega da honraria foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo apoio e suporte do Ministério da Defesa às ações de defesa civil desempenhadas no Litoral Norte – especialmente São Sebastião – após as fortes chuvas e consequentes deslizamentos de terra que atingiram a região durante o Carnaval.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, também participou do ato. “Essa é uma justa homenagem a quem nos estendeu a mão quando mais precisamos. Agradecemos muito o apoio do Ministério da Defesa nesse desastre. Tivemos uma atuação eficiente e coordenada para atender a população e o grande vencedor foi o cidadão, que se sentiu amparado naquele momento de dificuldade”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Entre as ações de apoio do Ministério da Defesa nas ações de resposta aos desastres naturais, estão o uso de aeronaves das Forças Armadas para deslocamento de profissionais de resgate e apoio às vítimas e o envio do porta-aviões Atlântico, da Marinha do Brasil, que deu suporte às equipes que atuaram em São Sebastião, inclusive com a instalação de um hospital de campanha no navio.

“Estou extremamente honrado com essa homenagem. Saiba que sempre poderão contar conosco”, afirmou José Múcio Monteiro. Ainda durante a cerimônia de entrega da honraria, Tarcísio de Freitas fez questão de elogiar o trabalho dos profissionais da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que atuaram nas ações de resposta ao desastre.

“Tivemos a pronta resposta da nossa competente Defesa Civil e das forças de segurança. Vocês prestaram um serviço efetivo e que muito nos orgulha”, disse.

A condecoração

A Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo, foi instituída em março de 1987 e foi entregue pela primeira vez em dezembro de 1989 para vinte e seis autoridades e componentes do Sistema Estadual de Defesa Civil. A honraria mostra a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas por tais eventos.

A Medalha de Defesa Civil se destina a recompensar as pessoas físicas, jurídicas e a organizações civis ou militares, que por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados nas atividades concernentes à Defesa Civil se tornaram merecedoras do reconhecimento público. Ao longo dos anos, autoridades entre governadores, deputados federais e estaduais, integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil e policiais militares foram contemplados com a outorga.