Governo de SP apresenta balanço do Programa CreativeSP 2022

Programa de Internacionalização da Economia Criativa levou 73 empresas em 9 missões pelo mundo e anuncia extensão para o 1º semestre de 2023

seg, 12/12/2022 - 13h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a InvestSP divulgaram nesta segunda-feira (12) o Balanço do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa 2022 e anúncio da extensão para o primeiro semestre de 2023. O programa tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo lá fora.

O Governo do Estado investiu R$ 5,5 milhões no total de nove missões realizadas de março a dezembro deste ano, com participação de 73 empresas paulistas.

Os empreendedores puderam fazer contato direto com cerca de 2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, Argentina, França, Canadá e Reino Unido, o que pode gerar um total de 6,6 mil novos empregos ao setor. O CreativeSP teve como resultado a projeção de R$ 357,9 milhões em negócios, com efeito multiplicador de U$S 68,3 na conversão da moeda.

Extensão 2023

O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Para a próxima edição de 2023 estão previstas missões para a SXSW, no Texas, GDC – Game Developers Conference, em San Francisco,  ILMC 35 – International Live Music Conference, em Londres e Festival de Cannes, na França.

Investimento contínuo

Os selecionados contaram com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsou as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.

O Creative SP realizou nove missões, que levaram 73 empresas paulistas – selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Web Summit, em Portugal e Ventana Sur, na Argentina.

Mais informações do CreativeSP no: cultura.sp.gov.br e https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/