Governo de SP apresenta ações para retomada do Turismo no Litoral Norte

Medidas foram definidas em encontro com membros do Governo e prefeituras locais e representantes dos setores envolvidos

ter, 28/02/2023 - 17h38 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Região terá campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada

O Governo de SP se reuniu nesta terça-feira (28) com representantes dos municípios do Litoral Norte para apresentar ações para a retomada do turismo nos locais afetados pelas recentes chuvas.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, apresentou um mapeamento dos impactos causados e um plano de ação emergencial, além de abordar questões como crédito turístico para empreendedores e prefeituras locais, a recuperação de equipamentos e obras de infraestrutura, além da promoção do destino.

A Desenvolve-SP, agência de fomento do estado, vai conceder uma linha de crédito de R$ 483 milhões para os municípios, empreendedores e ao turismo no litoral para investimentos na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região. Para o setor turístico em todo o Estado, a agência de fomento paulista também disponibilizou R$ 100 milhões em crédito.

Uma plataforma online da Secretaria já está oferecendo apoio gratuito para a elaboração de projetos e planos de negócios, orientação ao crédito e consultorias individuais, em parceria com o Sebrae-SP.

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP também se comprometeu a promover os destinos afetados assim que a Defesa Civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura sinalizarem que não há riscos para visitantes e moradores, assim como comércios e serviços locais. A Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.

Estiveram presentes autoridades das cinco prefeituras, presidentes de conselhos de turismo regionais, representantes de associações do comércio local, de entidade de defesa do consumidor, entidades de apoio à micro e pequenas empresas, de banco público de desenvolvimento e, virtualmente, o secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Pereira.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, destacou a união dos prefeitos da região e do governo estadual como caminho para superar o momento delicado. A prefeita de Ubatuba, Flávia Paschoal, mencionou ações como o apoio às vítimas e os esforços da Defesa Civil, em parceria com o Governo do Estado.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, abordou a solidariedade das cidades não afetadas, como a própria Ilhabela, que cedeu leitos em seus hospitais e arrecadou mantimentos para a população desalojada.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, reforçou a ajuda e solidariedade do governador Tarcísio e do secretário Lucena.

O presidente do Consórcio Litoral Norte e prefeito de Bertioga, Caio Matheus, citou a importância de um plano de retomada que leve em conta também as cidades que menos afetadas, como Ilhabela e Bertioga; e o coronel Henguel enfatizou que algumas localidades, como São Sebastião, ainda se encontram em situação delicada, o que requer cuidado na retomada da atividade turística.