Governo dobra frota de carretas do programa Mulheres de Peito

Oito veículos com mamógrafo e ultrassom circulam por 19 municípios em novembro; nas férias, atendimento se concentra no litoral

sex, 01/11/2019 - 11h32 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • O programa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos
  • Para atender mais municípios, a partir deste mês, o sistema de atendimento será aprimorado
  • As carretas são equipadas com mamógrafo, aparelho ultrassom, computadores, entre outros equipamentos

O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, anunciaram nesta sexta-feira (1º) quatro novas carretas itinerantes para o “Mulheres de Peito”. O programa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos.

Coletiva Mulheres de Peito e Novas Vicinais
Agora, com um total de oito carretas circulando pelos municípios de São Paulo, as carretas terão custo anual de R$ 19 milhões, sendo R$ 2,3 milhões por unidade. Dezenove municípios serão atendidos no mês de novembro (confira programação abaixo).

Cada unidade tem 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e, quando abertas, 4,9 metros de largura. Além do mamógrafo, são equipadas com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélfite, computadores, mobiliários e sanitários.

“Vamos dobrar a frota de carretas e dobrar o número de atendimento nos exames preventivos que ajudam a salvar vidas e a melhorar a qualidade de saúde das mulheres, sobretudo as que estão em áreas de fragilidade” declarou Doria. “Estamos encerrando o ‘Outubro Rosa’, mas, para o Governo do Estado de São Paulo, todo mês é rosa. Temos que dar atenção e aprimorar a qualidade nos serviços dedicados à saúde da mulher”, completou.

As carretas funcionam em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais. Cabe ao parceiro, ainda, disponibilizar uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Atendimento em 2019

As carretas percorreram 63 municípios e realizaram 33,4 mil mamografias, 398 ultrassonografias, 17 biópsias e encaminhou 27 mulheres para continuidade do tratamento em unidades estaduais de saúde, ao longo deste ano.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, as carretas já percorreram mais de 300 localidades, com a realização de mais de 215,6 mil mamografias, 7,4 mil ultrassonografias, 749 biópsias e encaminhamento de 2.073 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais.

“Queremos ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. Para isso, mais carretas e mais municípios sendo percorridos por ano ininterruptamente”, disse o Secretário da Saúde José Henrique Germann.

Outra novidade do “Mulheres de Peito” é que duas carretas vão ficar no litoral de São Paulo entre janeiro e fevereiro. A Secretaria da Saúde vai divulgar a programação especial das férias de verão em breve.

Nova logística

Para atender mais municípios, a partir deste mês, o sistema de atendimento será aprimorado. Em cidades menores, a carreta atenderá por até sete dias e, nas maiores, por um período de 15 dias ou mais. A nova estratégia foi definida para melhor atender as pacientes em todo o Estado e aumentar o alcance do projeto.

Os exames de mamografia são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital.

Para mulheres de 50 a 69 anos, não há necessidade de pedido médico de mamografia para realização do exame nas unidades móveis – basta levar RG e cartão SUS. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão fazer os exames, desde que tenham pedido médico emitido pela rede pública ou particular, cartão SUS e RG.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada paciente.

Agendamento telefônico

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa.

Para fazer o agendamento, basta telefonar para 0800-779-0000. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 200 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

O 0800 é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.

A programação do mês de novembro:

– 4 a 9: Garça, Taquarituba e Boituva
– 4 a 16: Diadema, Ribeirão Pires e Sertãozinho
– 11 a 16: Laranjal Paulista, Rancharia e Capela do Alto
– 18 a 23: Cabreúva, Ituverava, Presidente Venceslau e Araçoiaba da Serra
– 18 a 30: Mauá e Osasco
– 25 a 30: Nova Odessa, Igarapava e Martinópolis
– 25 a 7 de dezembro: Ibiúna

*texto atualizado às 13h15