Governo de SP amplia oferta de embarcações para travessias litorâneas

É o maior número oferecido em cinco anos em períodos de alta temporada

sáb, 21/12/2019 - 18h44 | Do Portal do Governo

A Operação Verão + Seguro 2019/2020 terá maior oferta de embarcações aos mais de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas. Ao todo, o sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista, sete a mais que no último verão, que contou com 24 embarcações. Essa quantidade é a maior dos últimos cinco anos em uma alta temporada.

As travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos. Até o momento, foram entregues oito embarcações (seis balsas e duas lanchas), e outras três vão ser entregues em janeiro (uma balsa e duas lanchas de passageiros). Em fevereiro, está prevista a entrega da última balsa, completando 12 embarcações reformadas e modernizadas.

Litoral centro
– Travessia Guarujá/Bertioga: Dentro do planejamento operacional deste ano, pela primeira vez a travessia Guarujá/Bertioga irá contar com uma lancha para travessias de ciclistas e pedestres. A embarcação tem capacidade para 190 pessoas. O sistema também conta com duas balsas.

– Travessia Santos/Vicente de Carvalho: Os usuários da Travessia Santos/Vicente de Carvalho contarão com um sistema com capacidade operacional ampliada, com a chegada de duas lanchas catamarãs com capacidade para 370 passageiros cada uma, além da Paicará, com capacidade para 728 passageiros.

– Travessia Santos/Guarujá: Até o fim de janeiro/2020 os usuários da Travessia Santos/Guarujá terão à disposição uma nova embarcação totalmente reformada. A FB-20, com capacidade para 40 veículos, retorna depois de passar por amplo processo de reforma e amplia a capacidade operacional do sistema.

Já no embarque, do lado de Santos, os motoristas contam com nova configuração do bolsão de acesso às balsas. O local foi ampliado com as obras da Nova Ponta da Praia, à cargo da Prefeitura de Santos. O novo bolsão tem capacidade maior, acomodando 110 veículos, contra 60 anteriormente, ou seja, quase o dobro. Isso garante mais conforto aos motoristas, agilidade na operação e fluidez ao tráfego da região.

Litoral Sul

As três travessias de veículos do litoral sul (Iguape/Juréia, Cananéia/Continente e Cananéia/Ilha Comprida) terão o dobro de balsas disponíveis nesta temporada. Cada um dos serviços contava com apenas uma balsa no fim do ano passado e agora são duas em cada serviço.

Isso porque, das nove embarcações já reformadas e entregues em 2019, três foram destinadas para a região. Outro destaque é que a Travessia Cananéia/Ilha Comprida, muito procurada pelos turistas, agora opera de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. Antes, o sistema operava apenas das 6h à meia-noite.

Ao longo da temporada, os banheiros do Continente (Travessia Cananéia/Continente) serão totalmente reformados. Um anseio antigo dos moradores que utilizam as balsas. Durante os trabalhos serão disponibilizados contêineres sanitários para atendimento dos usuários. O litoral sul ainda terá uma balsa e uma lancha reservas

Litoral norte

Os usuários que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no litoral norte, a pé ou de bicicleta, receberão a segunda lancha de passageiros, prometida no início do ano pela atual gestão da DERSA e pela Secretaria de Logística e Transportes. A lancha é feita totalmente em aço, equipada com 14 aparelhos de ar condicionado e tem capacidade para 450 passageiros.

Ágil, confortável e moderna, a embarcação amplia a capacidade operacional da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que a partir de agora passa a contar com duas lanchas para pedestres e ciclistas. Com isso, a Travessia São Sebastião/Ilhabela terá nove embarcações durante a Operação Verão (7 balsas + 2 lanchas).

Canais de Comunicação

Os usuários das Travessias Litorâneas têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android e iOS.