Governo de São Paulo se reúne com corpo consular do Estado

Videoconferência teve a presença de 74 membros de representações consulares para discutir medidas de contenção à pandemia do coronavírus

qua, 25/03/2020 - 19h44 | Do Portal do Governo

Reunião, por meio de videoconferência, com o corpo consular do Estado de São Paulo

Nesta quarta-feira (25), o Vice-governador, Rodrigo Garcia, e o Secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson, participaram de uma videoconferência com 74 representantes do corpo consular do Estado de São Paulo para esclarecer as medidas que o Governo do Estado vem adotando no combate ao coronavírus, proteção aos estrangeiros que vivem em São Paulo e pedidos de ajuda humanitária.

“Nosso objetivo é unir esforços para prepararmos rapidamente o sistema público de saúde para uma demanda que se apresenta crescente. A experiência de alguns países no enfrentamento da crise nos ajuda a tomar as medidas e os caminhos corretos para adquirirmos os insumos e equipamentos necessários”, afirmou o Vice-governador, que citou itens na área da saúde, como respiradores, luvas cirúrgicas, máscaras, álcool gel, uniformes para atendimento médicos, além de ajuda humanitária para comunidades mais vulneráveis, como os pontos prioritários.

“Essa é uma ótima oportunidade para compartilharmos não só as informações sobre as decisões tomadas pelo Governador João Doria, mas também para trocarmos experiências com países que já estão vivendo o drama da pandemia há mais tempo que nós”, afirmou Serson.

Entre os diplomatas que participaram do encontro virtual, a Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, tomou a palavra para reafirmar que somente as medidas de isolamento social da população e a determinação do fechamento dos serviços não essenciais (o chamado lockdown) foram medidas determinantes na contenção da pandemia. Os representantes da Itália, Espanha, Chipre, Estados Unidos e Israel concordaram com a colega chinesa.

Estiveram presentes também os Secretários de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Neto, de Turismo, Vinícius Lumertz, de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, Educação, Rossieli Soares, e de Saúde, José Henrique Germann. Representando o Prefeito Bruno Covas, o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles.

O Diretor do Escritório do Governo do Estado de São Paulo em Brasília, Antônio Imbassahy, Secretário Executivo de Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, e o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas também marcaram presença no encontro.