Governo de São Paulo realiza quinta reunião do Conselho Municipalista

Encontro virtual com prefeitos de 15 regiões administrativas do Estado acontece um dia antes do anúncio da nova fase do Plano SP

ter, 26/05/2020 - 18h36 | Do Portal do Governo

Reunião virtual com Prefeitos do Conselho Municipalista do Estado de São Paulo

O Governador João Doria realizou nesta terça-feira (26) a quinta reunião do Conselho Municipalista com prefeitos das cidades-sede de 15 regiões administrativas do Estado. Durante a videoconferência, transmitida a partir do Palácio dos Bandeirantes, foram discutidos os planos regionais de retorno gradual das atividades, com a flexibilização da quarentena a partir de dia 31 de maio.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

No encontro, coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, foram apresentados aos prefeitos os principais pontos da nova fase do Plano São Paulo para a retomada econômica, que será anunciado por João Doria nesta quarta-feira (27).

“Temos avançado junto ao Conselho Municipalista com as propostas de retomada das atividades em São Paulo. O Estado e seus 645 municípios estão alinhando suas ações, um ponto crucial para vencermos essa pandemia. Hoje fechamos os planos regionais com as cidades sedes e amanhã, o Governador João Doria irá anunciar plano de retomada gradual das atividades de todo o Estado”, afirmou Vinholi.

Quarentena

O anúncio sobre as novas medidas para a quarentena a partir de 31 de maio será realizado nesta quarta (27), seguindo as orientações do Comitê de Saúde. As novas regras levarão em consideração a regionalização do Estado de São Paulo, com decisões heterogêneas para a capital, Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral.

Conselho Municipalista

O Conselho Municipalista foi criado com o objetivo de pactuar decisões de flexibilização da quarentena e retomada da economia no Estado, seguindo determinação da ciência e saúde.

Além do Governador João Doria, fazem parte do Conselho Municipalista o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que coordena as ações do novo Conselho; os secretários estaduais de Saúde, José Henrique Germann, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, da Fazenda, Henrique Meirelles, e de Governo, o vice-governador Rodrigo Garcia.

O grupo também é formado pelos prefeitos das cidades-sede das regiões administrativas de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e também a capital.