Governo de São Paulo inaugura Deic em Campinas

Unidade reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência aos serviços prestados à população

ter, 15/12/2020 - 17h29 | Do Portal do Governo

Inauguração do DEIC e assinatura do Desenvolve SP em Campinas

O Governador João Doria entregou nesta terça-feira (15) a Divisão Especializada de Investigações Criminais da Polícia Civil em Campinas. A unidade, que está em funcionamento desde o início do ano, reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência.

“Esta é a unidade número sete da Deic que nós inauguramos nestes dois anos. Estamos fazendo as Deics regionais, assim como os Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia)”, afirmou o Governador. “Teremos aqui também as viaturas blindadas, ontem anunciamos a entrega das primeiras 175 unidades. É a primeira vez na história que a Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo terão veículos blindados”, destacou Doria.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2), a Deic de Campinas é composta pela junção das Delegacias de Investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e Sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade atua no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de maior repercussão) e tráfico de drogas, além de promover ações preventivas com o GOE.

A cerimônia marcou a inauguração de um complexo exclusivo para funcionamento da Deic na rua Praxiteles Ferreira Neves, 624, Vila Georgina. Antes disto, as unidades especializadas funcionavam em prédios separados, alugados pelo Estado. Com a centralização, a troca de informações será facilitada.

Nova sede

A nova sede passou por reforma e adequação, somando um investimento de R$ 198 mil pelo Estado. Anteriormente, o local abrigava o 5º Distrito Policial e a Delegacia da Infância e da Juventude da cidade. Essas unidades passaram provisoriamente para um anexo ao 1º DP e devem ser transferidas para um imóvel alugado.

O complexo conta com dois prédios em um mesmo quadrilátero. A estrutura principal é composta por andar superior com 11 salas, copa e banheiros, e um andar inferior, com sete salas, copa, banheiros e jardim de inverno. O prédio lateral, por sua vez, possui um andar superior com 12 salas, banheiros e copa, bem como um andar inferior que contempla 10 salas, com banheiros e copa.

Criada em fevereiro de 2020, a Deic de Campinas é chefiada pelo delegado Oswaldo Diez Junior, com efetivo de 92 agentes e uma frota de 39 viaturas. As atividades beneficiam uma população de cerca de 3,8 milhões de pessoas na região de Campinas. Até outubro, a Deic registrou 89 prisões e apreensões de 1,6 tonelada de drogas e 12 armas de fogo ilegais.