Governo de São Paulo inaugura DDM em Arujá

Novo espaço proporciona melhor atendimento e acolhimento a vítimas de violência

seg, 22/03/2021 - 18h02 | Do Portal do Governo

Inauguração virtual da Delegacia da Mulher (DDM) de Arujá

O Governador João Doria inaugurou nesta segunda-feira (22), em cerimônia virtual, a 138ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) do estado de São Paulo, com sede em Arujá, na Grande São Paulo. O novo espaço proporciona melhor atendimento e acolhimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

“Esse é o governo que mais fez pelas mulheres ao longo dos últimos anos. 40% de todas as Delegacias da Mulher do Brasil estão concentradas em São Paulo. É um orgulho um Estado que estabelece como prioridade a proteção a esse público”, afirmou o Governador.

O Estado investiu R$ 15 mil na compra de tintas e outros materiais para pintura, além da placa de inauguração. A Prefeitura de Arujá ficou responsável pela mão de obra, com serviços entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março.

A Secretaria da Segurança Pública possui convênio firmado com a Prefeitura de Arujá para prestação de serviço de assistência social e psicológica na nova DDM, com um profissional de cada área. Além disto, haverá uma sala da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) com atendimento de três estagiários do curso de Direito.

O imóvel da DDM conta, no térreo, com uma sala de atendimento especializado, uma sala da OAB/SP, uma sala Lilás, uma sala da assistência social, uma sala de atendimento com acessibilidade, um banheiro com acessibilidade, um banheiro feminino com fraldário e um sanitário masculino.

“Essa é a 138ª DDM do Estado. Este Governo está efetivamente materializando a proteção das mulheres em todo Estado”, destacou o General João Campos, Secretário de Segurança Pública do Estado.

Já no primeiro andar, há quatro salas: uma de espera com brinquedoteca, uma de investigação, uma de cartório, uma da autoridade policial, além de uma copa e dois banheiros para funcionários.

Sobre a nova DDM

A unidade especializada conta com cinco policiais, sendo dois investigadores e dois escrivães sob coordenação da delegada titular Vanessa Torres de Azevedo Chagas. A equipe atuará beneficiando cerca de 90 mil habitantes.

“Estamos num momento em que a saúde é prioridade, mas a proteção da mulher também. Com certeza, Arujá e toda região estará com um equipamento que vai propiciar a essas mulheres mais segurança, um atendimento acolhedor e principalmente mais esperança, de que elas realmente vão romper com o ciclo da violência e de que dias melhores virão”, afirmou a Delegada Jamila Jorge Ferrari, Coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado.

Combate à violência contra a mulher

O Governo de São Paulo é pioneiro na criação e aplicação de políticas de combate à violência contra a mulher. Atualmente, dez DDMs atendem 24 horas e todas as demais delegacias estaduais seguem o Protocolo Único de Atendimento em casos de violência contra a mulher, com procedimentos de acolhimento adequado às vítimas.

Desde abril de 2020, as vítimas podem registrar ocorrências pela internet. A partir de agosto passado, o atendimento nas unidades especializadas passou a ser exclusivo para ocorrências de violência doméstica ou familiar e infrações contra a dignidade sexual levando em conta a identidade de gênero, e não apenas o sexo biológico.

Para mulheres com medida protetiva expedida pela Justiça, a SecreTaria da Segurança Pública ainda oferece o serviço SOS Mulher, um aplicativo criado pela Polícia Militar e que funciona como um botão do pânico. Com ele, vítimas de violência doméstica podem solicitar ajuda apertando apenas um botão no celular.