Governo de São Paulo e Província de Toyama celebram laços de amizade

Em 1985, Acordo de Fraternidade entre SP e Toyama possibilitou intercâmbio e projetos de cooperação, principalmente na área de educação

qua, 09/11/2022 - 18h04 | Do Portal do Governo

Encontro com a Delegação de Toyama

O secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, embaixador Affonso Massot, recebeu, na última segunda-feira (7), uma delegação da Província de Toyama, no Japão. Liderada pela vice-governadora Mika Yokota e pelo deputado Tadaaki Nakagawa, a comitiva visitou o Palácio dos Bandeirantes com o objetivo de estreitar os laços de cooperação entre o Estado de São Paulo e Toyama nas áreas de educação e agricultura sustentável.

“A Província de Toyama e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo já desenvolveram, juntas, parcerias no programa de estágio para professores da rede estadual paulista. O relacionamento entre os governos pode ser aprofundado em diversas frentes”, afirmou o secretário executivo.

Massot manifestou interesse em renovar, ao longo do próximo ano, os esforços de cooperação junto aos japoneses, em especial nas áreas de educação e agricultura. “Estamos muito felizes pela relação de amizade entre o Governo de São Paulo e Toyama. Os intercâmbios na área de educação são exemplos de como a nossa cooperação é bem-sucedida”, comemorou a vice-governadora Mika Yokota.

Parcerias na educação

Entre as colaborações estabelecidas entre São Paulo e Toyama, destaca-se o Projeto de Promoção da Convivência Multicultural, que atualmente ocorre em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Nele, um professor efetivo do Estado de São Paulo é selecionado para fazer um estágio de seis meses em uma escola na Província de Toyama. Há também o intercâmbio entre os estudantes da Universidade de São Paulo, em que o Governo de Toyama oferece anualmente, desde 1997, cinco bolsas de iniciação científica aos estudantes de Letras – Japonês da USP. “São projetos concretos e extremamente importantes para a aproximação entre a cultura japonesa e a cultura brasileira, e que contribuem efetivamente para o desenvolvimento social e educacional dos estudantes paulistas”, falou Massot durante a reunião. Atualmente, 40 professores lecionam a língua japonesa para 2.300 estudantes na rede estadual de ensino de São Paulo.
Considerada uma cidade-modelo em cuidados com o meio ambiente, Toyama possui 412 mil habitantes. 2.300 brasileiros vivem na cidade.

Futuro: agricultura sustentável

Yokota manifestou interesse em fortalecer parceria na área ambiental e na agricultura, especialmente em produção sustentável. Henrique Guimarães, assessor parlamentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou da reunião e afirmou que a colaboração nessa área pode ser bastante proveitosa: “O Japão é importante destino das importações paulistas, em especial o café. Os institutos de pesquisa paulistas, entre eles o Instituto de Pesca e o Instituto Agronômico, podem colaborar com Toyama na produção sustentável.”

A comitiva de Toyama contou com os seguintes membros: Sra. Mika Yokota, vice-governadora do Governo da Província de Toyama; Sr. Tadaaki Nakagawa, deputado da Assembleia Provincial do Governo da Província de Toyama; Sr. Toru Yoshida, diretor da Divisão de Assuntos Internacionais do Governo da Província de Toyama; Sra. Tomomi Watanabe, staff da Divisão de Assuntos Internacionais (responsável pela América do Sul); Sr. Toshio Ichikawa, presidente da Associação Toyama Kenjin do Brasil; e Sra. Marie Arashiro, 2ª vice-presidente da Associação Toyama Kenjin do Brasil. Do Governo do Estado de São Paulo participaram: Embaixador Affonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais; João Paulo de Oliveira, assessor de Relações Internacionais; Deborah Araujo, assessora de Relações Internacionais; Letícia Avelino da Silva, assessora Técnica do Centro de Formação de Professores da Secretaria da Educação; Letícia Longo Buena; assessora de Projetos de Língua Estrangeira da Secretaria da Educação; e Henrique Guimarães, assessor parlamentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.