Governo de São Paulo anuncia retomada das obras da Linha 17-Ouro do Metrô

Trecho em construção terá 7,7 km, com oito estações, sendo sete em que as obras estão sendo retomadas, além da Morumbi, em fase final

qui, 17/12/2020 - 12h28 | Do Portal do Governo

Visita à Linha 17-Ouro do Metrô monotrilho e assinatura de autorização para retomada das obras

O Governador João Doria autorizou nesta quinta-feira, 17, a retomada das obras civis da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos de São Paulo.

Junto ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, foi emitida a Ordem de Serviço para que a empresa Coesa Engenharia inicie de imediato as atividades para o acabamento da via e de sete estações, retomando assim as últimas atividades pendentes para a implantação da Linha 17. O contrato foi assinado no último dia 26.

“Obra importante porque vai transportar mais de 170 mil pessoas por dia e também pelo impacto da recuperação urbana de toda área, proporcionando a valorização imobiliária, com paisagismo, segurança e uma ciclovia iluminada, sinalizada e interligada com a nova ciclovia do Rio Pinheiros”, afirmou o Governador.

Agora, a construtora irá apresentar o cronograma das atividades que serão executadas e o prazo previsto para a entrega das obras, não havendo óbices judiciais, é em 2022. Esse contrato foi feito para substituir o consórcio que reduziu o ritmo das obras da via e fabricação dos trens, levando o Metrô a rescindir o acordo para destravar o projeto.

Duas novas licitações foram feitas: uma para as obras civis e outra para a fabricação dos trens, sistemas e portas de plataforma, em que as atividades foram retomadas no início de outubro.

A Linha 17-Ouro será uma importante ligação do Aeroporto de Congonhas com a malha de transporte sobre trilhos de São Paulo. Com 7,7 km e oito estações – sete em que as obras estão sendo retomadas, além da Morumbi, em fase final de construção, a Linha 17-Ouro terá integrações com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na estação Morumbi e com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo.