Governo do Estado anuncia o Rally de São Paulo no Vale do Ribeira

Disputa passará ainda pela Serra da Mantiqueira e pela região de São José do Rio Preto; largada do Rally dos Sertões será na capital

sex, 18/10/2019 - 11h37 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • O Rally de São Paulo é uma etapa do Sertões Series que vai acontecer em maio de 2020 no Vale do Ribeira
  • Retorno da competição a São Paulo é mais uma medida de incentivo ao turismo, que gera impactos econômicos e sociais aos moradores
  • O Rally dos Sertões é o maior rally das Américas e tem o objetivo de se tornar o maior rally do mundo até 2022

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (18) o lançamento do Rally de São Paulo, uma etapa do Sertões Series que vai acontecer em maio de 2020 no Vale do Ribeira, além da Serra da Mantiqueira e da região de São José do Rio Preto. Além disso, o Governador confirmou que a largada da 28ª edição do Rally dos Sertões será na cidade de São Paulo.

“O Governo de São Paulo tem se posicionado apoiando iniciativas do esporte em todos os níveis, sempre com o apoio do setor privado. E mais uma vez faremos isso aqui com o Rally dos Sertões e o Rally de São Paulo, esse que vai atender o Vale do Futuro”, disse Doria sobre o Rally de São Paulo, que acontecerá no Vale do Ribeira. O Governador fez referência ao programa Vale do Futuro, anunciado nessa quinta-feira (17) e que prevê uma série de ações de desenvolvimento e estímulo ao turismo naquela área do Estado.

Coletiva de imprensa

O Rally dos Sertões é o maior rally das Américas e tem o objetivo de se tornar o maior rally do mundo até 2022. O Sertões Series é um campeonato de provas off-road que tem o Rally dos Sertões como etapa mais longa e importante. Em 2019, o Sertões Series incluiu o Rally RN, o Rally do Jalapão, o Sertões e o Rota Sul. No ano que vem, o Rally de São Paulo fará parte do Sertões Series junto com outras provas que serão lançadas.

“A volta do Sertões a São Paulo nos traz um enorme otimismo. Não é pelo retorno às nossas origens, que já é muito importante. Estamos pensando no futuro, na energia positiva que São Paulo produz. Temos certeza que vamos crescer e aparecer largando de São Paulo e realizando aqui uma das etapas do Sertões Series. Estamos muito animados também com a ação social no Vale do Ribeira. Podemos e vamos fazer a diferença lá”, diz Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, empresa que organiza o Sertões.

O maior rally das Américas irá resgatar as suas origens. Entre 1996 e 2001, o evento largou de São Paulo, muitas vezes da praça Charles Miller, no Pacaembu, para viajar pelo Brasil. Serão organizados em São Paulo o prólogo e o super prime do Rally, que são as provas de classificação onde se determina a ordem de largada do maior Rally das Américas.

O evento terá impacto no esporte, turismo e na assistência social no Estado. No lado competitivo, estão a largada do Rally dos Sertões na Capital e o Rally de São Paulo no Vale do Ribeira. No turismo, as Expedições Sertões levarão turistas por locais que nem todos os paulistas conhecem. E o programa S.A.S. (Saúde e Alegria no Sertões) vai desenvolver um programa especial de atendimento médico a populações carentes do estado com foco no Vale do Ribeira, somando esforços com as organizações públicas e também as não governamentais que já atuam na região.

Detalhes do roteiro do Rally de São Paulo e o calendário completo do Sertões e da Sertões Series serão divulgados em breve. Os eventos terão o apoio institucional do Governo de São Paulo. O anúncio desta sexta contou com a participação de Guilherme Spinelli, Cristian Baumgart e Jean Azevedo, que são três dos principais campeões do Rally dos Sertões.

*texto atualizado às 13h39