Governador prestigia evento no 1º Batalhão da PM Ambiental

Nesta terça (18), Márcio França também esteve presente na outorga da Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais

ter, 18/12/2018 - 12h29 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (18), o governador Márcio França realizou visita técnica à nova sede do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, inaugurada na última semana no bairro da Casa Verde, Zona Norte da capital paulista. O governador prestigiou ainda a outorga da Medalha Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais.

O evento teve como finalidade a entrega, por parte do governo, do primeiro de três pavilhões à Polícia Ambiental do Estado. “Quero agradecer ao BID pelo financiamiento de parte desse recurso, que é específico para isso e vai ajudar a manter nossos áreas de preservação, porque bem instalados, os policiais fazem melhor o serviço. Teremos mais de cem unidades de preservação em São Paulo”, falou o governador.

Presente na cerimônia, o secretário estadual  do Meio Ambiente, Eduardo  Trani, destacou que São Paulo tem a característica de ter um braço de apoio para as ações de meio ambiente, o policiamento ambiental.

“Estamos diante da entrega mais importante. Sou arquiteto de formação e urbanista, trabalhando na área de meio ambiente, e parabenizo os responsáveis por esse projeto de construção sustentável, que ganhou dois prêmios na França de sustentabilidade este mês. Tem forma e conteúdo: a forma é a arquitetura, e o conteúdo são vocês. A Polícia Ambiental é essencial, pois cuida do meio ambiente e previne danos”, disse Trani.

Vale ressaltar que o Policiamento Ambiental, maior força policial estadual voltada à proteção da natureza da América Latina, é uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando nos 645 municípios paulistas.

“Somos leais ao governo do Estado e muito gratos pelas novas instalações. Agradeço também ao trabalho e parceria do secretário Eduardo Trani, que nos ajuda muito. Estou há 34 anos na corporação e nunca vi uma infraestrutura tão digna para o trabalho dos policiais, moderna e sustentável”, comentou o cel. PM Homero de Giorge Cerqueira.

Ao todo, são 116 unidades de atendimento integradas, com efetivo de mais de 2,2 mil homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental. A corporação conta com mais de 400 viaturas, embarcações e motocicletas, além de um helicóptero biturbina, dedicado à fiscalização da Serra do Mar.

O ten.-cel. PM Cássio Araújo Freitas, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, ressaltou que o policiamento ambiental é tão importante quanto as outras áreas da PM. “Toda vez que há um dano ambiental, tem uma consequência na vida das pessoas. Nosso trabalho é excelente e eficaz. E a nova sede terá mais de 80 viaturas, com 3 Cias. da capital com quase 200 policiais atuando”, completou.

O Policiamento Ambiental também possui recursos de monitoramento por satélites e com veículos aéreos não tripuláveis que monitoram as regiões de interesse e locais de difícil acesso, bem como as Unidades de Conservação do Estado, que somam mais de 760 mil hectares no território paulista.