Governador participa de ato de início de construção de data center em Paulínia

Tarcísio de Freitas falou sobre a importância do empreendimento para a geração de empregos de alta qualificação

qua, 01/03/2023 - 13h28 | Do Portal do Governo

Lançamento das Obras do Novo Campus Hyperscale

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta quarta-feira (1º) da cerimônia de apresentação do novo campus de data centers em Paulínia. No ato, também foi feita a abertura simbólica de terra com pás, marcando o início das obras do projeto da CloudHQ.

Este será o primeiro hub de dados da companhia no Brasil. A previsão é que sejam instalados seis edifícios, com capacidade de carga de TI de 288 MW. O aporte de investimentos previsto é de mais de US$ 3 bilhões.

“Temos que celebrar a chegada de cada investimento. O maior empreendimento da empresa no Hemisfério Sul e ficamos muito honrados por que esse investimento estar acontecendo no Estado de São Paulo e em Paulínia. Quando eu penso num investimento dessa magnitude, a primeira coisa que vem na cabeça é emprego. São pais de família que vão ser empregados e vão levar o sustento para suas residências. E mais, vamos ter empregos de alta qualificação. Isso já nos impõe um desafio de formar jovens profissionais pra acessar essas oportunidades que vão ser geradas com emprego de alto nível”, destacou Tarcísio de Freitas.

Além disso, o governador de São Paulo reforçou a importância dos investimentos no setor de inovação e tecnologia para fomentar o desenvolvimento.

“Os estados que mais crescem nos Estados Unidos são os que mais investem em inovação e tecnologia. No Brasil é a mesma coisa. E o que nós estamos celebrando é justamente o investimento em inovação e em tecnologia num data center, com geração de energia e linha de transmissão própria. Ficamos muito felizes de estarmos no lançamento da pedra fundamental de um projeto que, em pouco tempo, vai se tornar realidade e vai transformar a região”, completou.

O campus também apresenta a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea que conectará o projeto aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvens no mercado. A construção desses dutos está concluída. A subestação e as linhas de transmissão que conectarão o projeto à rede nacional de energia (rede básica) em alta tensão já estão em construção, com conclusão programada para o primeiro semestre de 2024.

ICMS

O chefe do Executivo também reforçou a importância dos decretos de redução de carga tributária assinados na última segunda-feira (27) (https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sao-paulo-reduz-carga-tributaria-de-setores-produtivos-ate-o-final-de-2024-2/) para a atração de investimentos para São Paulo. O empreendimento em Paulínia poderá ser beneficiado com suspensão, diferimento e isenção do ICMS nas aquisições de equipamentos de data centers.

“Queremos ser protagonistas e termos mais competitividade no Estado. Esses 11 primeiros decretos foram uma proteção e para podermos fixar empresas no Estado. Assim, teremos o investimento e o emprego aqui. E esse empreendimento está nessa linha”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A empresa tem outras plantas construídas ou em desenvolvimento nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e México.