Governador participa de 2º Encontro Paulista de Grêmios Estudantis

Também participaram do evento o secretário de Estado da Educação, João Cury, e o secretário da Cultura paulista, Romildo Campello

ter, 25/09/2018 - 14h12 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (25) o governador Márcio França foi ao 2º Encontro Paulista de Grêmios Estudantis, evento que reuniu no Memorial da América Latina 1,8 mil jovens e educadores de escolas de todo o Estado de São Paulo.

Na ocasião, França ouviu críticas e sugestões dos alunos e representantes da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) e garantiu que o Estado vai ouvir a demanda dos principais interessados para implementar mudanças e melhorias na qualidade do ensino e dos serviços prestados pelas instituições.

“Estamos reunidos hoje aqui com Grêmios Estudantis de todo o Estado de São Paulo, são mais de cinco mil Grêmios que estão recebendo R$ 5 mil em cada unidade escolar. A gente quer empoderar esses rapazes, essas moças, para que eles possam decidir o destino do dinheiro da escola. Claro que tem professores, direção, enfim, várias pessoas que usam o recurso, mas quando o aluno passa tenho a ter a noção de que o dinheiro também é dele, vai poder saber o que tem que priorizar, se ele escolher comprar um bebedouro, se vai pintar uma sala, se vai arrumar a fechadura de uma porta, enfim, eles vão decidir”, disse França.

O governador destacou que o governo está fazendo aplicativo, levando os alunos ao teatro, ao cinema, e que ao final deste ano, 300 mil estudantes que não tinham frequentado cinema e teatro possam ir, além de anunciar a intenção de abrir os 800 teatros das escolas estaduais de São Paulo que estavam fechados.

Também participaram do encontro o secretário de Estado da Educação, João Cury, e o secretário da Cultura paulista, Romildo Campello.

Pela primeira vez demos a palavra a todos os movimentos estudantis. Conversando com cada um de vocês, enxergamos os desafios. Conseguimos lançar o programa Cultura Ensina. Esse é um trabalho para proporcionar oportunidades aos alunos da rede. É isso que eles tão pedindo, participar das grandes decisões da escola. Eles têm que estar no centro das discussões. Eles têm que ser agentes transformadores de sua própria histórias”, disse Cury.

Romildo Campello também destacou a importância da medida para aproximar a cultura da educação. “Eu também fui membro de Grêmio. Mais de 100 mil alunos já participaram. O futuro de todos nós está na cultura, na educação e na democracia. É isso que os grêmios fazem”, completou.

Para Filipe Augusto, um dos responsáveis pelo 2º Encontro Paulista de Grêmios, é a partir do diálogo que será possível construir a escola que os estudantes desejam. “Se não fossem vocês, estudantes gremistas, que fazem suas reivindicações nas escolas, nós não estaríamos aqui. Hoje, nós usamos o diálogo para conversar com os alunos. O protagonismo juvenil é fazer com o jovem esteja no centro das decisões. Como prova disso está o Orçamento Participativo Jovem”, concluiu.