Governo de São Paulo anuncia investimentos em Barretos

Inclusão do aeroporto municipal Chafei Amsei no programa de privatizações de SP e implantação da primeira Fatec na cidade foram destaque

ter, 08/01/2019 - 20h54 | Do Portal do Governo

Em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo, nesta terça-feira (8), o governador João Doria autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei, em Barretos, no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo.

Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os dois órgãos irão elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto, que hoje tem foco na aviação geral (executiva e táxi aéreo). Trata-se de um importante aeródromo na região de Barretos, já que atende a área de saúde, especialmente pacientes que buscam tratamento no “Hospital de Amor”, o agronegócio e o turismo impulsionado pela Festa do Peão.

“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, destaca o governador. “Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da ANAC para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento”, explica Doria.

O aeroporto foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil (ANAC), concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção.

O governador anunciou também a cessão ao Centro Paula Souza do terreno localizado no Agrotech Park (Parque Agro Tecnológico) para a implantação da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia) no município, um pedido antigo da população. O terreno pertence à prefeitura. A região conta com três Etecs (Escola Técnica Estadual), situadas em Barretos, Bebedouro e Olímpia, e apenas uma Fatec, em Bebedouro.

Ainda na cidade, João Doria participou da cerimônia de abertura do Campori Sul-Americano de Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trata-se de um dos maiores eventos já produzidos pela igreja no mundo.

Ao longo do evento, seis feiras espalhadas pela cidade oferecerão atendimentos de saúde gratuitos à população com profissionais voluntários. Também haverá grupos de adolescentes trabalhando na pintura de meios-fios e no plantio de árvores.