Governador debate meios para implementação de políticas públicas para áreas periféricas

Tarcísio de Freitas recebeu representantes da Central Única das Favelas (CUFA)

sex, 10/02/2023 - 8h28 | Do Portal do Governo

Reunião com o Senhor Ricardo Nunes, Prefeito Municipal de São Paulo e Representantes CUFA - Central Única das Favelas

O governador Tarcísio de Freitas recebeu, nesta quinta-feira (9), representantes da Central Única das Favelas (CUFA) para tratar da implementação de políticas públicas e ações do Governo em comunidades. Estiveram presentes o presidente da CUFA, Pretto Zezé; o fundador da entidade, Celso Athayde; o presidente da CUFA-SP, Marcivan Barreto; e o prefeito da capital, Ricardo Nunes.

Tarcísio de Freitas destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a CUFA para entender melhor as demandas dessas áreas e, assim, oferecer melhores serviços públicos e oportunidades de desenvolvimento econômico e social às comunidades.

“Temos que abordar a questão das favelas de um jeito diferente do que já foi feito. E vocês, da CUFA, podem nos ajudar, porque conhecem a realidade desses espaços. Dessa maneira, poderemos construir projetos de impacto, com o braço do Estado, e que vão fazer a diferença para essa população. O Governo de São Paulo é parceiro e estamos prontos para fazer a diferença”, afirmou.

Para Celso Athayde, a interação com o governo estadual poderá trazer impactos positivos. “A favela não é um espaço de carência, é um espaço de potência. Há muitas oportunidades e esse diálogo pode se traduzir em uma vida melhor para quem mora nelas”, disse.

Uma das ações elencadas pelo governador Tarcísio de Freitas é a conclusão da obra do Parque da Cidadania de Heliópolis. O programa é uma iniciativa Fundo Social São Paulo (FUSSP), em conjunto com secretarias do Governo do Estado.

Outro projeto é a implementação da Fábrica de Cultura em Heliópolis. A projeção é que 310 cursos sejam oferecidos no espaço, com 4.185 vagas e 1.000 atividades de difusão. Ao todo, 200 mil pessoas atendidas.

Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; a secretária de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima; a secretária de Esportes, Coronel PM Helena Reis; e o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.