Governador acompanha apresentação de novo trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Ao todo, 36 veículos foram adquiridos; previsão é que comecem a atender os usuários até o fim do primeiro semestre de 2024

ter, 28/02/2023 - 12h50 | Do Portal do Governo

Entrega do 1º Trem das Linhas 8 e 9 ViaMobilidade

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta terça-feira (28) da apresentação do primeiro trem que atenderá as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Ao todo, foram adquiridos 36 veículos para atender as duas linhas férreas. A projeção é que os testes comecem em breve e que todas as locomotivas estejam operacionais até o fim do primeiro semestre de 2024.

Até o fim deste ano, serão entregues 25 veículos – sendo sete ainda no primeiro semestre. Outras 11 composições chegarão nos primeiros meses do ano que vem.

“Serão feitos novos investimentos para melhorar a infraestrutura das Linhas 8 e 9 e vamos alcançar o objetivo, que é prestar um serviço de qualidade ao cidadão, porque ele merece isso. Vamos perseguir isso incessantemente. Nós vamos melhorar a qualidade da mobilidade urbana em São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Os novos trens da Via Mobilidade, concessionária das Linhas 8-Diamante e 9-Rubi, foram adquiridos ao custo de R$ 3,8 bilhões – parte dos investimentos previstos nos três primeiros anos da concessão. Cada trem é composto por oito carros, totalizando 288 novas máquinas. A frota virá com melhorias tecnológicas e mecânicas a fim de otimizar as viagens dos usuários.

“Estamos acompanhando a consolidação destas ações que trazem mais oportunidades de investimento, emprego e irão facilitar a vida dos cidadãos”, pontuou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.