Gosta de café? Santos tem Museu dedicado ao grão

Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram as exposições e a Cafeteria, espaço que é referência de qualidade na comercialização do produto

sex, 05/04/2019 - 18h53 | Do Portal do Governo

Quem gosta de apreciar um bom cafezinho não pode deixar de conhecer o Museu do Café. Inaugurado em 1998, na cidade de Santos, litoral paulista, o Museu é um dos principais pontos turísticos da cidade é referência por contar a trajetória do grão no Brasil e no mundo.

Instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, de 1922, o local tem como destaque do acervo o salão do pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras – onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das safras de café.

De acordo com a diretora executiva Alessandra Almeida, a ideia de um Museu dedicado ao café “nasceu do desejo de preservar a importantíssima história do edifício da Bolsa Oficial de Café – onde eram realizadas as negociações de compra e venda do grão – e proporcionar um local onde o público pudesse explorar essa bebida como algo além de um produto, entender a sua influência na cultura, no desenvolvimento econômico e social do Brasil”.

Há 21 anos, o Museu busca tocar os visitantes com essa trajetória, seja por meio de exposições, a conservação do acervo e do prédio, programações culturais ou atividades educativas. Desde a abertura, mais de 3 milhões de pessoas visitaram as exposições e a Cafeteria, espaço que é referência de qualidade na comercialização do produto.

A aposentada Maria Conceição Guerra de Carvalho, 63 anos, explicou que gosta de visitar porque tem sempre algo diferente. “Eu sou de Santos, então já vim várias vezes e é legal encontrar novas informações. O jeito que elas são apresentadas também é bem interessante, tem vídeos, depoimentos em áudio. Acho interativo”, afirma.

Já a dentista Camila Sugano, contou que era sua primeira vez. “Decidi visitar porque gosto de café. Estou de passagem na cidade. A Maria Conceição falou que eu tinha que conhecer. E eu concordo com o que ela disse, é tudo bem interessante”, explica.

Exposições

Além de disseminar a história do café por meio da exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte” e mostras temporárias, o Museu do Café conta em suas instalações com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers, que disponibiliza publicações e documentos sobre o tema, e o Centro de Preparação de Café, que oferece cursos e oficinas para difundir o conhecimento sobre o preparo da bebida.

No dia 25 de abril, o Museu irá inaugurar uma nova exposição temporária, chamada “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, que apresentará as circunstâncias da encomenda das obras de Benedicto Calixto que adoram o Salão do Pregão e o contexto no qual o artista estava inserido na época.

Diversos cursos

O Centro de Preparação de Café (CPC), onde são realizados os cursos de barista, oficinas e degustações, foi criado com o intuito de estimular a procura pelo conhecimento e incentivar a capacitação de profissionais especializados, a fim de suprir a demanda do mercado.

Além da sua vertente profissional, o espaço busca aproximar o público geral de informações sobre a bebida, trazendo diferentes métodos de preparo caseiro, curiosidades sobre o grão e detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia de quem vivência a extração como um hobby.

A analista contábil Thateana da Silva conta que sua paixão pelo café a levou para um curso. “Eu não sou profissional, mas sou apaixonada pelo grão. Por conta disso resolvi fazer o curso e amei, vale muito a pena”, diz.

Mensalmente, é realizada a Semana de Formação do Barista, ação dividida em três módulos que abordam diferentes níveis, incluindo o básico, latte art (desenhos decorativos à base de leite) e avançado.

Na mesma frequência, ocorre o Dica do Barista, responsável por proporcionar orientações para quem deseja elevar o preparo na cozinha de casa. Já nos fins de semana, o ambiente recebe visitantes para a apreciação de três cafés gourmet, feitos pelos próprios profissionais.

Ao longo do ano, o CPC aborda, também, diferentes temáticas, fazendo uso de datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia das Crianças, e programações culturais do Museu. Um exemplo, é o Festival Santos Café.