Ginecologia da USP busca voluntárias com SOP para participarem de pesquisa clínica

O objetivo dos pesquisadores é verificar se o medicamento mio-Inositol oferece os mesmos benefícios que a Metformina

sáb, 05/12/2020 - 9h42 | Do Portal do Governo

A Clínica de Ginecologia do HCFMUSP busca voluntárias com diagnóstico de Síndrome de Ovários Policísticos e resistência insulínica ou intolerância à glicose para estudo clínico.

O objetivo dos pesquisadores é verificar se o medicamento mio-Inositol oferece os mesmos benefícios que a Metformina – administrada para melhorar a ação do açúcar no sangue, com consequente melhora da ovulação e menstruação.

Para participar, as voluntárias deverão ter entre 18 e 35 anos de idade e não fazerem uso de medicamento ou anticoncepcional para tratamento das disfunções endócrinas. O estudo incluirá dois grupos de pacientes: um irá receber mio-Inositol e o outro Metformina, no período de seis meses. Em todos os casos, as voluntárias serão submetidas a exames de sangue, ultrassonografia e citologia cérvico-vaginal (Papanicolau).

O acompanhamento clínico acontecerá no Ambulatório de Ginecologia do HCFMUSP. Após o estudo, as participantes que necessitarem manter atendimento ambulatorial específico para Síndrome de Ovários Policísticos deverão continuar em tratamento no HC.

Informações e inscrições pelo
e-mail sopprojeto@gmail.com ou WhatsApp (11) 937156594, com a Dra. Lorena Urbanetz. O pesquisador responsável do estudo é o Prof. Dr. Edmund Baracat, Titular da Ginecologia do HCFMUSP.