Geração distribuída é tema de workshop da Energia e Mineração

Encontro na sede da pasta contou com especialistas brasileiros e norte-americanos no setor energético e na área de geração distribuída

qui, 22/03/2018 - 19h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Além dos debates específicos sobre o tema, houve uma apresentação do potencial energético paulista na área de renováveis

A Secretaria de Energia e Mineração, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, realizou na última quarta-feira (21), na sede da pasta, um workshop internacional sobre políticas públicas para geração distribuída de energia elétrica.

Durante o evento, os profissionais dos dois países trocaram experiências e discutiram ações que estão sendo desenvolvidas na área, tanto no Estado de São Paulo como também nos Estados Unidos.

“Essa parceria com o consulado americano proporciona grandes avanços na discussão desse tema, que colabora para melhorar a segurança energética de São Paulo. É fundamental que continuemos a promover esses encontros e a troca de experiências, pois os Estados Unidos são muito ágeis e estão bem avançados nessa questão e nós ainda estamos no início de uma grande jornada“, destacou o secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles.

Além dos debates específicos sobre o tema, houve uma apresentação do potencial energético paulista na área de renováveis, especificamente sobre eólica e solar fotovoltaica em reunião que antecedeu o encontro.

Do lado americano participaram David Mooney, diretor do Centro Estratégico para Análise de Energia do Laboratório Nacional de Energia Renovável, o adido cultural Scott Smith, o vice-cônsul norte-americano John Avrett e Cezar Borsam, cultural affairs advisor do Consulado Geral dos Estados Unidos.

Mooney, em sua apresentação sobre políticas públicas de geração distribuída, destacou a regulamentação e os incentivos oferecidos em seu país, falou sobre a participação dos setores público e privado no setor, e destacou as tecnologias disruptivas, armazenamento e redes inteligentes. Na área de mercados de geração distribuída, apresentou a experiência americana e outros modelos globais.

Os debates, que foram mediados pelo professor José Sidnei Colombo Martini, também contaram com a participação de Marcio Leite, do IPT, Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, Alessandro Von Arco Gardemann, presidente da Abiogás, Leonardo Caio, da Cogen, Hugo Yamaguchi, da Arsesp e da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Celso de Abreu Junior, subsecretário de Energias Renováveis, Henrique Ferraz, subsecretário de Energia Elétrica, e os técnicos da pasta Francisco Nigro, Waldemar Bom Junior, Paulo Sassi, Sergio Barilari e Marília Fanucchi.