Garotas do Ensino Médio podem participar de atividades com cientistas na USP

Evento nos dias 23 e 30 de novembro oferecerá a chance de entender o trabalho de pesquisadoras na universidade

sex, 08/11/2019 - 13h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/EACH-USP

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) receberá cientistas e futuras profissionais da área. Nos dias 23 e 30 de novembro, dez mulheres apresentarão as atividades do cotidiano de quem trabalha com pesquisas para garotas do Ensino Médio.

As atividades integram o evento “Vai ter menina na Ciência”. Serão palestras, visitas em laboratórios e atividades teóricas e práticas das 8h às 13h. Com 40 vagas disponíveis, as interessadas devem se inscrever pelo site até a próxima segunda-feira (11).

São 30 vagas para as estudantes de escola pública e 10 para o ensino particular. Se houver uma procura maior do que o número de vagas oferecidas, a seleção ocorrerá por sorteio no dia 12, com segunda chamada em 18 de novembro.

Áreas de conhecimento

As cientistas são Adriana Tufaile, Elen Cristina Faht, Fabiana Pioker Hara, Káthia Maria Honório, Miriam Sannomiya, Rosana Retsos Signorelli Vargas, Rosely Imbernon, Sarajane Marques Peres, Tania Araújo Viel e Wania Duleba. No site, é possível conferir o currículo de cada uma das cientistas e a programação completa.

As atividades envolvem as áreas de biologia, física, química, nanotecnologia, matemática, ciências da natureza, computação, farmacologia e ciências ambientais. As interessadas também podem entrar em contato pelo e-mail meninaciencia-each@usp.br ou seguir o projeto no Twitter, no Instagram ou no Facebook.

A organização informa que não disponibiliza transporte. No site do evento, há orientações sobre como chegar de trem, metrô ou ônibus. A EACH está localizada na Avenida Arlindo Béttio, 1000 – Bairro Ermelino Matarazzo – São Paulo.

A iniciativa conta com a organização das professoras Rosana Retsos Signorelli Vargas, Kathia Maria Honório e Rosely Ibernon. Além da colaboração das GaRotAs na Computação e Empreendedorismo do Programa de Educação Tutorial – Sistemas da Informação (PET-SI) da EACH. O evento é apoiado pela EACH, pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Editora da USP (Edusp).