Fundo Inovação Paulista investe em fazenda vertical urbana

Idealizado pela Desenvolve SP, fundo é um dos mais ativos no desenvolvimento de AgTechs; fazenda é a primeira da América Latina

sex, 19/07/2019 - 14h15 | Do Portal do Governo

No que depender do Fundo Inovação Paulista, a oferta de alimentos cultivados dentro dos grandes centros urbanos, em produções verticalizadas, com economia de espaço e de energia, sem utilização de pesticidas, utilização de água até 95% menor que no campo e metade do tempo de produção, será cada vez maior no Estado de São Paulo.

O Fundo, idealizado pela Desenvolve SP, a agência de fomento paulista, e gerido pela SP Ventures, acaba de anunciar um aporte de R$ 2 milhões, juntamente com a Capital Lab, para a primeira fazenda vertical urbana da América Latina, a Pink Farms.

Considerado um dos Fundos de Investimento em Participações (FIPs) mais ativos do mundo com foco no impulsionamento de AgTechs (startups de tecnologia para o agronegócio), de acordo com as organizações internacionais de pesquisa CBInsights e Agfunder, o Fundo Inovação Paulista conta com investidores de peso, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado (Fapesp), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Sebrae-SP, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Jive Investments, além da própria Desenvolve SP.

Com o aporte, a Pink Farms parte para a construção de uma fábrica para produção de alta escala de hortaliças e tem planos de aumentar o portfólio de produtos. A produção de alimentos chamados “limpos” é tendência mundial. Cada vez mais são realizados investimentos para uma produção sustentável em toda a cadeia, com a utilização de tecnologia de ponta, sem perdas e sem agrotóxicos.

Além do Fundo Inovação Paulista, a Desenvolve SP participa de outros quatro fundos de investimento, com o objeto de acelerar o crescimento de startups e empresas de alto potencial bem como desenvolver ecossistemas locais de inovação. Juntos, esses fundos somam mais de R$ 500 milhões em patrimônio para aportes em projetos disruptivos das mais variadas áreas.