Fundação Pró-Sangue tem nova unidade para realização de doação

Posto Stella Maris fica no bairro Itapegica de Guarulhos e agora integra a rede de coleta

ter, 04/02/2020 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, conta com mais uma nova unidade para doação de sangue. A partir de janeiro desse ano, o Posto Stella Maris passa a integrar a rede de coleta da Fundação.

Localizada dentro do Hospital Stella Maris, no bairro Itapegica de Guarulhos, a nova unidade da Pró-Sangue vai beneficiar os doadores que moram no município e nas zonas norte e leste da capital paulistana. O posto fica na Rua Maria Cândida Pereira, 568, Itapegica. O horário de atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A unidade não funciona aos sábados, domingos e feriados. Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

Em um ambiente que conjuga comodidade e conforto aos doadores, o posto tem quatro cadeiras instaladas na sala de coleta Há previsão de ampliar para seis cadeiras, o que resultará numa capacidade operacional de atendimento de 750 pessoas por mês.

A nova unidade vai contribuir para manutenção dos estoques da Fundação, responsável pelo abastecimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual.

O Hospital Stella Maris é um centro hospitalar de referência em cardiologia com atendimento seguro e humanizado. Atualmente, a unidade dispõe de 96 leitos ativos para internação de pacientes nas diversas especialidades, além de Centro Cirúrgico.

Quem pode doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos básicos para doar. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.