Fundação Pró-Sangue precisa de doadores

Período de festas afeta estoque de bancos de sangue; reforço é necessário para atender demanda provocada por acidentes de trânsito

ter, 31/12/2019 - 11h33 | Do Portal do Governo

As épocas de festas de fim de ano costumam ser críticas para os bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue. Por conta dos feriados e das férias escolares, muitas pessoas viajam e esquecem de doar sangue. É também uma época que requer estoques cheios, por conta do alto índice de acidentes de trânsito.

Veja também
Como é o funcionamento da Fundação Pró-Sangue no Ano Novo
Saiba aqui o horário de funcionamento dos postos de coleta

Por isso, é importante reforçar a importância da doação de sangue. Atualmente, o tipo O+ encontra-se em estado de alerta, suficiente para abastecimento de dois dias. Já os tipos O-, A- e B-, estão em estado crítico, com condições de abastecer os hospitais por apenas um dia.

A Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo e pede que, sempre que possível, as pessoas prefiram doar sangue de segunda a sexta, quando o tempo de atendimento é menor.

“Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Prof. Dr. Vanderson Rocha.

Rocha ressalta que mesmo que tenha se recuperado de uma gripe ou resfriado, o doador deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. “Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar por 48 horas para doar. No ato da entrevista de triagem outros impedimentos poderão ser identificados”, reforça.

Para doar basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação. “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, explica a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8 às 17 horas, nos sábados, feriados e pontes. Aos sábados o atendimento está limitado a 500 candidatos.

Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. São diversos postos de doação de sangue no Estado. Mais informações no Alô Pró-Sangue: 0800 55 0300.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.