Fundação oferece curso de português para refugiados

Aulas para recém-chegados ao Brasil são gratuitas; projeto do Memorial da América Latina é em parceria com Uninove, Cáritas e Acnur

ter, 11/06/2019 - 19h39 | Do Portal do Governo

Inclusão. Essa é a proposta do novo curso de português para pessoas em situação de refúgio, criado pela Fundação Memorial da América Latina, em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). As aulas têm início nesta quarta-feira (12), às 14h. Serão oferecidas trinta vagas.

O curso é para atender as pessoas recém-chegadas ao país e que se encontram em contexto de vulnerabilidade acentuada em função do idioma diferente. A iniciativa pretende aproximar e promover a integração dos povos por meio do aprendizado do português, pois o não conhecimento da língua é um dificultador para o convívio social e para pleitear oportunidades no mercado de trabalho.

O curso de idiomas oferecerá um intensivo com duração de oito semanas, nas dependências da Fundação Memorial da América Latina e da Uninove. Para a primeira aula haverá equipe de apoio da Uninove identificada no metrô Barra Funda que receberá os alunos.

Para viabilizar e garantir a permanência do aprendiz com filhos, a Uninove disponibilizará uma equipe multidisciplinar para desenvolver atividades com estas crianças e adolescentes. As pessoas em situação de refúgio serão encaminhadas para o curso pela Caritas.